quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Saiba mais Sobre Cogumelos Venenosos

Mágicos, saborosos mas mortais...

O Amanita phalloides é um dos fungos mais perigosos de todos os que existem na Natureza.

A necessidade de um transplante hepático é a consequência mais grave em caso de ingestão destes fungos, explicou Fátima Rato, coordenadora do Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV), do INEM.

«O Amanita phalloides é uma espécie classificada pela Medicina como hepatóxica. É um dos fungos mais perigosos, de todos os que existem na Natureza.

Os sintomas aparecem tardiamente, dez a 12 horas depois da ingestão e, em casos extremos, podem levar à necessidade de um transplante hepático», resume a especialista.

Se não for possível, a consequência é mesmo a morte – como aconteceu com um dos cinco imigrantes tailandeses que em Novembro de 2011 foram internados por terem ingerido cogumelos venenosos.

A grande questão, no que diz respeito a esta espécie de cogumelos, é que os Amanitas phalloides podem facilmente ser confundidos com outros fungos comestíveis, devido ao seu tamanho, morfologia e cores.

Por isso, todo o cuidado é pouco, alertamos especialistas: «Apenas grandes conhecedores de fungos podem comer os que apanham na floresta. Todos os outros devem coibir-se de o fazer», aconselha Fátima Rato.

O Parque Natural de Montesinho é o primeiro em Portugal a impor regras e coimas para combater os excessos da recolha descontrolada que predominam nas florestas transmontanas.

Assim, apanhar fungos silvestres é um acto sujeito à ‘indigesta’ multa de 20 mil euros. Regras à parte, em 2010, o CIAV registou mais de 45 casos de intoxicações alimentares, um número inferior ao registado no ano anterior, que contabilizou 71 intoxicações.

Quanto às espécies mais responsáveis pela intoxicação, a especialista destaca os chamados ‘cogumelos mágicos’, ou Amanitas muscaria, de cor viva, alaranjada ou avermelhada, que resultam sobretudo num quadro neurológico.

O Amanitas phalloides é mesmo a espécie mais tóxica, sublinha Fátima Rato, mas há também outros que se assemelham com cogumelos comestíveis e são venenosos.

Por isso, o conselho é não consumir os cogumelos silvestres apanhados, a não ser especialistas exímios. Para aqueles que o fizerem, e tiverem suspeitas, a única solução é recorrer aos serviços de saúde mais próximos ou contactar o CIAV – que, por telefone, poderá fazer o despiste.

Este texto foi adaptado de um artigo publicado no Primeiro Caderno do SOL de 3 de Dezembro de 2010


Por:Sónia Balasteiro
in FIRESHELTER52

1 comentário:

Anónimo disse...

Carissimo queira olhar este site. http://casaescusa.wordpress.com/tortulhos/