terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Simulacro em Fátima

A Rotunda Norte, uma das duas principais entradas na cidade de Fátima, foi palco na tarde de ontem de um simulacro de um acidente rodoviário que envolveu um autocarro, dois veículos ligeiros e um grupo de peões. A acção envolveu as corporações dos bombeiros voluntários de Fátima, Ourém, Caxarias, Minde, Batalha e Leiria, num total de várias dezenas de efectivos e de veículos de socorro.

Tudo começou com uma colisão entre o autocarro e os dois veículos ligeiros, atingindo ainda um grupo de peregrinos a pé, num total de 32 vítimas. No primeiro balanço, após as duas horas de intervenção, o comandante dos bombeiros voluntários de Fátima, Gaspar Reis, mostrou-se «satisfeito» pela forma como decorreram as operações.

O local escolhido e a tipologia dos veículos «pretendeu recriar uma situação do quotidiano da cidade com o constante movimento de autocarros, ligeiros e peregrinos a pé», referiu o responsável pelo teatro de operações.

A principal dificuldade deveu-se «ao elevado número de vítimas envolvidas», constituindo o «maior simulacro» em que a sua corporação já participou. Gaspar Reis salientou que os dois principais objectivos foram atingidos já que o exercício «permitiu envolver os bombeiros mais jovens numa operação de grandes dimensões, para além de testar a capacidade de reacção das equipas de primeira intervenção». O comandante apontou para segunda-feira a divulgação de pormenores mais concretos acerca do simulacro, nomeadamente, o número de meios envolvidos.

O INEM também foi convidado a participar nas operações, contudo, a «contenção de gastos e a opção de integrar exercícios de âmbito nacional ou distrital fizeram com que recusasse o convite endereçado», esclareceu Gaspar Reis. O simulacro despertou a atenção da população que resistiu à chuva que se abateu sobre a cidade de Fátima durante as duas horas do exercício.












Fotos: António Pina - Direitos Reservados

Sem comentários: