sábado, 10 de dezembro de 2011

Governo quer prolongar contrato para ligação aérea Bragança/Vila Real/Lisboa

O Governo tem a intenção de prorrogar por mais seis meses o contracção de concessão com a empresa Aerovip, responsável pela carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa, disse hoje o deputado social-democrata Luís Ramos.

Luís Ramos, eleito pelo distrito de Vila Real, afirmou à Agência Lusa que o Governo, através da Secretaria de Estado dos Transportes, quer prorrogar o contrato que vai assegurar a carreira aérea por mais meses, período durante o qual será realizado um novo concurso público internacional.

O parlamentar disse desconhecer os valores em causa nesta renegociação com a transportadora aérea.

Ao que a Lusa apurou, falta apenas o aval do Ministério das Finanças para se proceder a um ajuste directo da concessão para o período em causa.

A carreira aérea que há 15 anos assegura voos regulares entre Trás-os-Montes e a capital é financiada pelo Estado com um subsídio anual que ronda os dois milhões de euros e é variável conforme a taxa de ocupação.

Quantos mais passageiros viajarem nesta linha menor é a comparticipação estatal.

Os voos são assegurados desde Janeiro de 2009 pela transportadora aérea Aerovip. O actual contrato com esta empresa termina a 11 de Janeiro.

O director do aeródromo de Vila Real, Henrique Baptista, realçou a importância deste meio de transporte, que considera ser "muito mais rápido" e, agora, com a introdução de portagens na autoestrada 24 (A24), também "mais barato".

Referiu que viajam nesta carreira área cerca de 10 mil passageiros, mas acrescentou que são também vários os "voos táxi" que a Aerovip faz para Vila Real.

Sem comentários: