quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PCP quer que Governo resolva falta de médicos em Argozelo

pcp_agostinho.jpgO PCP quer que o Governo assegure o transporte aos utentes da extensão de saúde de Argozelo. De recordar que aquela vila do concelho de Vimioso está sem médico desde o Verão e o deputado Agostinho Lopes já pediu explicações ao Ministério da Saúde.

O problema deve-se à falta de meios para a prescrição electrónica das receitas, embora a Administração Regional de Saúde do Norte tenha autorizado a prescrição manual.

Mesmo assim, os médicos continuam a não ir a Argozelo.

Facto que o PCP não compreende.

“O problema da prescrição electrónica surgiu já há uns meses em todas as extensões de saúde do distrito que foi transitoriamente resolvido com a questão da prescrição manual mas que não responde ao problema porque há casos que os médicos prescrevem a receita manualmente mas os utentes são obrigados a percorrer varos quilómetros porque têm de passar pelo centro de saúde para lhe informatizar essa prescrição” refere Agostinho Lopes.

No caso de Argozelo, os cerca de 500 utentes da extensão de saúde são obrigados a ir a consultas a Bragança ou a Vimioso.

Agostinho Lopes entende que o Estado deveria assegurar o transporte.

“É uma evidência! Se não há médicos inevitavelmente o transporte deve ser assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde” afirma, salientando que se trata de utentes idosos “com os problemas de mobilidade que conhecemos”.

O parlamentar comunista não em dúvidas que este impasse se mantém porque a nova administração da ULS ainda não foi nomeada.

“Há uma aparente incapacidade da actual direcção dos serviços regionais de saúde do nordeste de responder ao problema” afirma. “Não estão nomeados novos responsáveis e os que existem neste momento não querem assumir decisões que fujam ao que vinha a acontecer e cria-se assim uma situação de impasse que não está a ajudar a resolver este e outros problemas” conclui.
Escrito por Brigantia

1 comentário:

Miguel disse...

Importante intervenção do PCP