segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bombeiros com dificuldades em pagar despesas de Segurança Social

Os bombeiros de Izeda, no concelho de Bragança, estão com dificuldades em pagar ao Estado as despesas com a Segurança Social dos trabalhadores.

Até há pouco tempo a Associação Humanitária era reembolsada do valor que pagava, mas o modelo de financiamento alterou-se. “Nós recebíamos, mensalmente, uma verba de vinha directamente do Totoloto, recebíamos também uma quotização da Associação Nacional de Seguros, o que pagávamos à Segurança Social das comparticipações dos nossos funcionários era-nos devolvido e recebíamos também um subsídio de gasóleo”, explica o presidente da associação humanitária, acrescentando que “no pós-Troika atribuíram-nos um valor um subsídio mensal de 1857 euros e cortaram-nos o reembolso da Segurança Social”, sendo que “as comparticipações dos 12 funcionários que temos equivalem a 2600 euros mensais, o que torna incomportável a manutenção da associação”.

Luís Filipe Fernandes, queixa-se ainda do atraso na recepção de uma viatura de combate a incêndios por causa da demora na atribuição das verbas do QREN.“Aqui no distrito são três ou quatro corporações que no ano passado fizeram uma candidatura para adquirir viaturas. Contávamos com o carro já para esta época”, afirma.

Mas “a execução do QREN está atrasada e os carros estão quase prontos só que não há dinheiro disponível”, acrescenta, salientando que “é logico que isso traz alguns constrangimentos” embora “a operacionalidade não esteja colocada em causa”.

Outro problema prende-se com a diminuição de verbas resultantes do transporte de doentes não urgentes, sendo que a corporação tem cerca de sete ambulâncias praticamente paradas.
Escrito por Brigantia
Foto:O.E. in facebook

19 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os 12 funcionarios de Izeda talvez com aqueles que vão buscar e são pagos pelo desemprego, carro novo para a zona mais pequena do distrito os que lá estão já são de mais onde estão os bombeiros para os tripular. Serviço de saúde sempre foi parado nessa zona tinham que ir fazer a zonas dos vizinhos.
São os que fazem menos saidas por ano de socorronem em todo o distrito mas estão sempre a reclamar.

Anónimo disse...

Caro colega você ou tem inveja ou dor de cotovelo,primeiro esta associação tem 12 funcionários sejam eles do desemprego ou não o socorro está assegurado.Ir fazer socorro aos vizinhos isso já deviam ter acabado com as fronteiras pois quem chega mais rápido é quem deve socorrer. Mas meu amigo a viatura é adquirida pelo qren e pelos peditórios que se fizeram nas aldeias e também com algum suor e sacrificio dos bombeiros, pois tudo o que se encontra feito nesta associação foi feita pelas mãos dos bombeiros.E também lhe digo quem não reclama não recebe pois o ditado já é velho. O meu caro amigo diz que não existem bombeiros para os tripular mas está enganado.Mas é uma associação que além de ter dificuldades não está na falência e não perde grupos como nas outras associações.

Anónimo disse...

Uma boa opinião.

LFSPires disse...

Em primeiro lugar gostaria de dizer que este senhor/a é cobarde porque só eles se escondem por detrás de um anonimato. Depois para responder a esse senhor/a, em 1º - a corporação de Izeda tem mesmo 12 funcionários e se quiser saber quem são basta visitar as instalações que lhe dizem quem são.
2º Deve haver por ai muita dor de cotovelo por Izeda ir ter um carro novo mas paciência, se as vossas corporações soubessem trabalhar em condições também o podiam ter e até ver acho que ninguem lhe pediu o dinheiro para o comprar.
3º - Até ver ainda temos bombeiros suficientes para os tripular, estes e mais que viessem, mas como eu disse em cima à por ai muita dor de cotovelo.
4º - O serviço de saúde até hoje é feito em condições e só fazemos aquilo que nos mandam fazer, não temos culpa que fiquemos mais perto dos sitios e que nos chamem a nós.
5º - Reclama-mos apenas quando temos razão, não somos nós que temos um contrato de exclusividade com os hospitais do distrito, não somos nós que fazemos serviços a 500 metros do nosso quartel, não somos nós que temos a fiscalização todos os dias a perna por motivos estranhos, não somos nós que temos défice de formação em emergência, não somos nós que temos falta de material nos veículos de saúde.
Podemos ter uma corporação pequena mas até hoje recebe-mos elogios por todo o lado para onde vamos e não deixa-mos ficar mal o nome dos bombeiros como já aconteceu em vários sitios com outras corporações.
Sem outro assunto espero ter esclarecido esta pessoa e outras que tenham inveja dos BVIzeda.

Anónimo disse...

andam a fazer peditorios nas aldeias que pertecem a outros conselhos isso e mt grave depois as pessoas pedem uma ambulancia para serem levadosa as urgencias nao tem la motoristas depois mandam ligar para outros bombeiros desse conselho...

Anónimo disse...

Quantos Emergências fazem por ano?
Se os funcionários são do desemprego penso eu que não pagam segurança social por eles.
Os senhores de Izeda é que não aceitam as opiniões dos outros, falam de inspecções a outros CBS mas se calhar ai tb era preciso porque muitas vezes estão em casa fora do Quartel não é por ser Aldeia e estarem perto que devem os grupos ir para casa.

Anónimo disse...

A ser verdade de não haver motoristas para sair uma ambulância pergunto eu onde andam os 12 funcionários.
Não falem dos outros e aceitem as opiniões dos outros no meu ver não faltaram ao respeito a ninguém e se não querem um carro coprem 10 ou20 ainda bem para os bombeiros do distrito e se não falta pessoal por ai daqui a 10 anos são os bombeiros de izeda a mandar no distrito todo porque se continuar assim deixa de haver voluntariado nos bombeiros.

Anónimo disse...

O sr não se preocupe porque não há falta de matrial nem nunca houve acho que antes de se preocupar com os outros veja a validade do matrial das vossas ambulancias se calhar seria melhor.

Anónimo disse...

Caro amigo ninguém faz peditório nas aldeias dos outros concelhos,você está mal informado. Na situação das ambulâncias garanto-lhe que o sistema funciona tanto no INEM como a particular, pois existem corporações no distrito que nem equipas tem a dormir no quartel no turno da noite, ainda tem que ligar aos motoristas e socorristas para ver quem vai. Mas caro amigo você trás água na boca, com a sua conversa e nós sabemos aonde quer chegar, mas como eu digo existe muita gente contra os bombeiros.

Anónimo disse...

não é bem assim como dizes as pessoas e que dizem que dão aos bombeiros... agua no bico nao mas sim agua na boca....

Anónimo disse...

Não é com o serviço que alguns fazem a 500 metros de certos quarteis que comem os funcionarios dos mesmo porque a esta hora ja tinham morrido de fome mas se calhar por essas ideias que se vê outros bombeiros do distrito a fazer transportes para o porto, vila real etc a 500 metros de certos quarteis e outros com sete ambulâncias paradas no quartel.

Anónimo disse...

Não é com o serviço que alguns trazem a 500 metros de certos quarteis que comem os funcionarios desse quarteis que estão a 500 metros do hospital porque a esta hora ja tinham morrido de fome mas se calhar por essas ideias que se vê outros bombeiros do distrito a fazer transportes para o porto, vila real etc a 500 metros de certos quarteis e outros com sete ambulâncias paradas no quartel.

LFSPires disse...

Bem eu normalmente so comento coisas de pessoas dignas que se apresentam com o seu verdadeiro nome e não que vivem no anonimato mas pelos comentários que vi acho que lhes vou responder.
No quartel de Izeda até existem mais do que 12 funcionários com contrato e não no desemprego. Contem comigo, 4 operadores de central, 2 mulheres no bar, 1 nas limpezas e 7 motoristas (entre eles 3 são socorristas). Isto pelas minhas contas e se a matemática não me engana devem ser 14 pessoas e com contracto da casa,(se os quiserem ver têm de passar por cá porque não dá para digitá-los a todos).
Por outro lado, até ao dia de hoje nunca foi recusada uma saída seja de inem ou um transporte normal por falta de pessoal mas pelos vistos já aconteceu algumas vezes em algumas corporações do distrito, principalmente naquela em que você até é bombeiro, se não sabe pergunte por ai e vai ver que é verdade.
Quanto a áreas de intervenção isso é um assunto meio tabu. Olhe o INEM neste momento chama as ambulâncias por proximidade, os transportes normais já vem da consciencia das pessoas porque como eu lhe disse a sua corporação até era para levar um doente ao Porto em que a casa até fica aqui ao lado da nossa corporação o problema foi que o doente não quis ir com vocês. Mas nós até entendemos isso devido ao contrato de exclusividade e vitalicio que têm entre a sua corporação e o hospital de Bragança.
Por fim e para concluir gostaria de dizer a outro qualquer que escreveu aqui em cima (anónimo) que aqui em Izeda é das poucas corporações do distrito que têm sempre pelo menos um motorista e um socorrista, todos os dias durante o ano, no quartel durante a noite e se vier cá hoje ou depois verá que devem estar aqui no quartel 15 bombeiros fardados a preencher as ECIN's. Quanto à fiscalização pode vir cá a vontade que não temos esse problema como alguns CB's têm (que no meu entender até é um problema bastante grave para o pessoal trabalhador, porque não é por falta de pessoal que a fiscalização anda por ai) mas isso já não é problema meu mas sim dos vossos CB's e se não souber ao que me refiro vá perguntando por aí o porquê da fiscalização andar sempre por aí.

Anónimo disse...

Deves ser muito ignorante mas se não acreditas nos 12 funcionários vai á segurança social e confirma se não quiseres comparece no quartel de Izeda que eu garanto-te em como existem esses funcionários.Mas realmente não tens nada na cabeça porque a tua questão era obrigada a uma resposta.Caro amigo faça o seu trabalho que nós fazemos o nosso porque ninguém se meteu consigo. Tenha bons sucessos na sua vida mas não parece, é daqueles que só quer intrigas.

Anónimo disse...

então izeda não é uma secção dos bombeiros de bragança!!!!!
ou ja tem conselho?????

Paulo Veiga disse...

Quando os Bombeiros de Izeda forem secção dos B.V. de Bragança já á muito tempo que as galinhas têm dentes.....

Unknown disse...

Caros comentadores, este post foi publicado no cbbraganca com o intuito de solidariedade para com os companheiros de Izeda, logo, esta administração e concerteza a maioria dos Bombeiros de Bragança está solidário com as dificuldades que a AHBVI está a passar. Logo acho-me no direito de pedir alguma moderação propria em alguns comentadores e deixar de haver aqui uma "guerrinha de quintais" que apenas agudiza a situação e nao demonstra a unidade dos Bombeiros do Distrito de Bragança.
Apesar dos comentários já proferidos, é um direito expressar opiniões e não queremos cortar a voz a ninguem, mas está-se a dar uma ideia de rivalização falsa entre corporações. Além disso, uma opinião não demonstra a opinião de todos os Bombeiros ou das entidades.
Desde já aproveito para congratular a AHBVI e seus Bombeiros pela força e união dessa corporação que tanto batalha para se manter em funcionamento apesar das grandes dificuldades a que estão sujeitos.
Se realmente não fossem bons já teriam fechado portas.

A Administração
Cbbraganca

Anónimo disse...

Opah este ferro tem uma lata falar de moderação....Tu que és administrador deste blog deixas questionar coisas que pessoal de Izeda nuca questionou a nenhuma corporação.O QUE NÃO SE QUER PARA NÓS NÃO SE QUER PARA OS OUTROS...mas nem vale a pena falar porque quem criticar e questionar do lado de izeda garanto.te que vai ter sempre resposta tenha.mos ou não tenha.mos razão há pessoas que têm duvidas onde não as há...A.H.007

Unknown disse...

Caro comentador não percebi a sua dúvida/questão que colocou. A moderação deve partir de princípios própios, para aqueles que não têm está a administração a tentar controlar.~
Mais uma vez faço notar que este post será para dar conhecimento da realidade que os Bombeiros de Izeda estão a passar e que eles próprios lançaram na C.S..
Este blog não levantou mais nenhuma questão que não seja relacionado com o descrito acima.

A Administração
CBBraganca