domingo, 12 de agosto de 2012

Altas temperaturas em Espanha provocam fogos

As regiões mais afectadas são a Galiza, Castela e Leão e as ilhas Canárias, tendo as autoridades espanholas ordenado evacuações na ilha de La Gomera e no Norte da Galiza, anunciaram este Sábado os serviços de protecção civil de Espanha.

Os incêndios em causa já estão controlados após uma devastação de cerca de três mil hectares na ilha La Gomera, incluindo parte do Parque Natural de Garajonay, património da humanidade da UNESCO.

"As localidades de La Hayas, Arure and Guada, a oeste da ilha, tiveram de ser evacuadas durante a noite", afirmou à EFE um porta-voz da protecção civil.

Já na sexta-feira, cerca de 300 pessoas tinham sido evacuadas de sete localidades.

"O incêndio continua a lavrar em três frentes", afirmou o mesmo porta-voz, acrescentando que não espera qualquer mudança até ao momento".

O Parque Natural de Garajonay é conhecido por ter uma rara floresta sub-tropical que esteve presente no Mediterrâneo há milhões de anos, mas que desapareceu completamente.
Devido à onda de calor, também o Norte da Galiza foi afectado, tendo ardido cerca de mil hectares, sendo que duas localidades da província de Ourense foram evacuadas.

Por outro lado, o serviço de extinção de incêndios florestais da Junta de Castela e Leão, em Zamora, conseguiu extinguir um incêndio declarado na quarta-feira, em Figueruela de Abajo, depois de terem ardido cerca de 266 hectares de floresta e mato.

O fogo teve origem numa máquina de cortar pinheiros entre Figueruela de Abajo e Moldones, duas localidades fronteiriças com Portugal.

Espanha está a ser afectada por uma onde calor vinda de África que impulsionou as temperaturas para cima dos 40 graus centígrados, aumentando o risco de incêndios.

Para amanhã, domingo, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) anuncia uma descida das temperaturas em toda a Península Ibérica, com a excepção nas ilhas Baleares e Canárias, onde se manterão temperaturas "significativamente" altas.

Sem comentários: