segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sapadores São Únicos Bombeiros Lusos no CERN

Rui Lopes, primeiro admitido na corporação da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, elogia formação e preparação feita em Coimbra.
Os Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBS) são a única companhia a formar bombeiros com capacidade física, técnica e psicológica para integrarem a exigente corporação da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Genebra (Suiça) onde trabalham 9000 pessoas de todo o mundo.
Apesar de bombeiros de outras companhias do país já terem tentado a sua sorte, Rui Lopes e David Alexandre, dois CBS, são os únicos a representar Portugal no corpo de bombeiros do CERN, composto por 56 elementos (de várias nacionalidades), com a missão de proteger e prestar socorro aos que trabalham naquela organização, com infra-estruturas de elevado risco.
Março, mas Rui Lopes foi o primeiro a chegar a Genebra, em 2008. Com 32 anos, bombeiro há 10 anos, na altura era sub-chefe de 2ª Classe na CBS.
"Aventureiro", um dia decidiu visitar o site do CERN e, não sabe bem como, chegou à página dos Recursos Humanos onde estavam a recrutar bombeiros. "Tropecei na informação e decidi arriscar", explicou ao DC Rui Lopes, de férias em Portugal.
Sujeitou-se a rigorosas provas técnicas, comportamentais e linguísticas (é exigido que os candidatos saibam falar fluentemente francês ou inglês) e acabou por ser seleccionado - juntamente com bombeiros italianos, espanhóis, franceses e finlandeses - e por assinar contrato de cinco anos, que acaba em 2013.
Quase a terminar esta aventura "fenomenal" que garante que é "a mais enriquecedora, tanto profissional, como pessoalmente" da sua vida, o bombeiro não se arrepende da audácia que teve, mas faz questão de agradecer à Câmara de Coimbra e à CBS pela formação que faz aos seus bombeiros.
"Sem a preparação que tive nos Sapadores nunca tinha sido aceite", afirma. A prova disso é que "houve outros bombeiros, de outras corporações portuguesas, que tentaram entrar e não conseguiram". "Não é por acaso que os dois únicos bombeiros portugueses no CERN são dos Sapadores de Coimbra", afiança.

CBS no topo de Europa
Aliás, Rui Lopes, não tem dúvidas, pelo que conhece do funcionamento de companhias de bombeiros de outros países, que a CBS está "no topo das companhias de bombeiros da Europa". "Têm uma boa formação, uma boa preparação física e psicológica" que são a base necessária para ter nota positiva nas difíceis provas realizadas pelo CERN.
Assegurar que nenhum incêndio ou inundação destrua os equipamentos de vanguarda tecnológica que existem nos 574 edifícios do CERN (onde circulam 14 mil pessoas) é a "complexa" tarefa dos 56 bombeiros do CERN que, ao longo dos cinco anos em que se mantêm na organização, fazem formação contínua, e enriquecimem pessoal, profissional e culturalmente.
"A troca de experiências e cultura é enorme", garante Rui Lopes, agora com 37 anos, casado e pai de um filho. A família vive com ele na Suiça e o bombeiro, natural de Carrazeda de Ansiães, garante que o apoio deles foi "fundamental" para o sucesso desta aventura.
Se aproveitara alguma coisa do que aprendeu depois de 2013, quando voltar à CBS e a Coimbra? Rui Lopes não sabe. "Vamos lá ver se o nosso país vai saber aproveitar os conhecimentos por nós adquiridos", desabafa, garantindo que, para já, a sua intenção é, para o ano, voltar a Coimbra e aos Sapadores, "para fazer o que estava a fazer antes", até porque não é política da organização renovar contratos para além dos cinco anos.
No CERN - que tem 51 km de túneis por onde protões e iões viajam à velocidade da luz - estão sofisticados aparelhos tecnológicos entre os quais o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 km de diâmetro e 100 metros de profundidade. Foi também no CERN anunciada recentemente a descoberta da partícula atómica mais conhecida por "partícula de Deus". No CERN trabalham 200 portugueses.
Fonte: Diário de Coimbra

Sem comentários: