quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bombeiros anunciam acordo com o Governo

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, disse à agência Lusa que a manifestação marcada para 18 de agosto e a paralisação agendada para três dias de setembro foram desconvocadas.

A decisão foi anunciada, esta quinta-feira de madrugada, após uma reunião do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e as Federações Distritais de Bombeiros que teve lugar em Pombal.
"Todas as federações dos bombeiros marcaram presença e foram unânimes que o pré-acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI) e com o Ministério da Saúde contemplava as principais exigências que tinham saído do último congresso da LBP", enfatizou Jaime Marta Soares.
Neste cenário, explicou, "estão criadas as condições para ser assinado o acordo com o Governo e desconvocar a manifestação e a paralisação".
A criação de "uma nova lei de financiamento que assegure a sustentabilidade das associações de bombeiros", um "apoio mensal às corporações destinado a despesas extras, com a devida atualização dos valores", e a "isenção fiscal no âmbito do IRS para os bombeiros voluntários" são "exigências plasmadas no acordo" que dependia do MAI, salientou o presidente da LBP.
Por outro lado, acrescentou, o acordo, "no que concerne ao Ministério da Saúde, prevê ainda a regulamentação do setor de transporte de doentes não urgentes" e "um período de carência que permite uma adaptação às novas regras".

Na opinião de Jaime Marta Soares, "não há vitórias, nem derrotas, mas um elevado sentido de responsabilidade de todas as partes envolvidas que deve ser destacado".

A 29 de julho, o presidente da LBP anunciou o agendamento para 18 de agosto de uma manifestação em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, bem como uma paralisação entre 4 e 6 de setembro, ambas referentes aos meios de transporte de doentes não urgentes.

A 31 de julho, após uma reunião com os ministros da Administração Interna e da Saúde, Jaime Marta Soares revelou que estava próximo um acordo com o Governo.
Fonte: JN

Sem comentários: