terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comandante Joca (Macedo de Cavaleiros) Gravemente Ferido -ACTUALIZAÇÃO

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros ficou gravemente ferido esta manhã, nas instalações do Corpo de Bombeiros de Macedo.

O Comandante Joca, que se encontrava em serviço na corporação, estava a desligar a plataforma transportadora do tractor, quando uma mangueira de hidraulico rebentou, tendo-o atingido e ficando gravemente ferido no abdomén.

Foi transportado para a Unidade Hospitalar de Bragança e neste momento encontra-se no Serviço de Cirurgia, onde está a sofrer uma intervenção cirúrgica por hemorragia interna e danos em órgãos como baço e fígado.

A situação é grave, segundo os familiares com quem contactámos.

Actualização 22:30 - Depois de ser submetido a uma cirurgia onde teve de ser retirado o fígado, devido ao seu estado degradado pelo impacto, o nosso amigo continua internado no Hospital de Bragança com um prognóstico muito reservado. Devido á gravidade dos ferimentos internos que causaram uma hemorragia difícil de controlar, não pode ser transportado para nenhuma Unidade Hospitalar, pois o seu estado de saúde é muito debilitado e grave. Infelizmente a gravidade aumenta mas a esperança continua agarrada á vida. Assim como o Joca é um lutador, vamos todos ter  fé e buscar no mais recôndito sítio a esperança e força para que tudo corra bem.

23/10 - 12h30: Melhores noticias nos chegaram, o estado de saúde do Comandante já está mais estável. Aguardaremos mais informação pelas 13h00.

13:55 - Segundo informações recolhidas junto da família os parâmetros vitais estão mais estáveis mas ainda não há possibilidade para a evacuação para o Porto (Hospital de Sto. António). O prognóstico continua reservado e apenas podemos aguardar...

16:40 - O comandante Joca encontra-se em coma mas estabilizado. Já estão reunidas condições para o transporte para o Hospital de Sto António, que se irá efectuar dentro de minutos e em principio terá de ir de ambulância por motivos de mau-tempo no Porto. Abre-se mais uma janela de oportunidade para a boa recuperação do nosso amigo.  

18:00 - Comandante Joca é evacuado para o Porto. A viagem é feita numa ambulância dos Bombeiros de Macedo. Segue-a uma viatura de transporte de pessoal e vão escoltadas pela Brigada de Trânsito, devido á necessidade de um transporte calmo e cuidadoso. Na ambulância seguem 2 médicos e 1 enfermeiro. Espera-se a chegada ao destino pelas 21h00. 

21:00 - O Cmdt Joca já se encontra no Hospital de Sto António. A chegada foi pelas 20h15 e decorreu dentro da normalidade. Segundo os médicos, transmitiram à família que ainda durante esta noite vai sofrer nova intervenção cirúrgica afim de avaliar melhor o seu estado de saúde e de acordo com novos exames outras complicações foram detectadas, como lesões ao nível dos intestinos e um dos pulmões. Devido à distancia a que ele se encontra a partir de agora vai-nos ser mais difícil manter esta informação com frequência, pelo que faremos tudo para manter a informação actualizada. Assim sendo este post vai-se manter no topo dos post`s até que se considere necessário.

24/10 10h45 - Depois da ter sido intervencinado durante a noite, o amigo Joca continua em coma, mas LIVRE DE PERIGO! Está, para já, afastada a hipostese de transplante de figado, tendo a cirurgia conseguido recuperar os tecidos do que sobrou do figado. Estas novidades são de todo resposta á nossa fé e esperança de uma boa recuperação.  Também hoje a Secção Desportiva dos Bombeiros de Macedo lançou uma iniciativa de fé, realizando uma caminhada até ao Sto Ambrosio, amanhã á noite.

25/10 14h00 - Foi operado de novo o nosso amigo. Desta vez a cirurgia foi para realizar uma limpeza e controlo de infeções e assegurar que ficava tudo em ordem. Correu bem. Neste momento está a convalescer na enfermaria e já está em processo de recuperação. Já não lhe é administrada mais medicação para o manter adormecido e os medicos aguardam que acorde por si esta tarde. Hoje realizar-se-á a caminhada ao Sto Ambrosio pela boa recuperação do Joca. Encontramo-nos lá! 

59 comentários:

Anónimo disse...

Rápidas melhoras. Abraço do CB Murça

Anónimo disse...

rápidas melhoras, estou à espera para a nossa volta em bicicleta.

Anónimo disse...

Só para correção:Não foi retirado o figado mas sim o BAÇO...rapidas melhoras á pessoa em questão!

Anónimo disse...

Rápidas melhoras. Abraço do CB mogadouro

Anónimo disse...

Rápidas melhoras. Abraço do CB mogadouro

nelson silva disse...

Rápidas melhoras. Abraço do CB mogadouro

Anónimo disse...

Que tudo corra pelo melhor. Força nesta luta pela vida!

JOSÉ PIRES disse...

Desejo uma rápida recuperação do Joca e muita força para os familiares.

Hugo Cacharolo disse...

As melhores Comandante e que tudo corra pelo melhor que bem merece e todos os Bombeiros precisam de gente como você, força Comandante

Hugo Cacharolo disse...

As rápidas melhoras Comandante, espero que corra tudo bem e pelo melhor pois é de Homens como você que fazem falta a todos os Corpos de Bombeiros, muita força precisamos de si cá por muito tempo, força Comandante

Anónimo disse...

Os mais sinceros votos de rápidas melhoras. Abraço

tony maravilha disse...

rapidas melhoras,coragem Joca. araço

Anónimo disse...

Infelismente são acontecimentos trajicos, as rapidas melhoras para o comandante

Joaquim Caldas disse...

Joca tens que ser teimoso e agarrar-te à vida.
Abraço do CB Portuenses

Anónimo disse...

RAPIDA RECUPERAÇÃO

António Salazar disse...

Fiquei consternado ao tomar conhecimento do grave acidente de que o cmdt Joca foi vítima. Quero acreditar que a sua força o levará a vencer mais esta batalha.Desejo-o muito sinceramente. Para ele a minha solidariedade, extensiva aos seus familiares,não só os de sangue, mas a dos bombeiros portugueses à qual pertence há muitos anos como figura de destaque. António Salazar
Cmdt QH BVNespereira,ex-IRABN, ex-IDB Aveiro

Fernando Mascarenhas disse...

É preciso que corra bem. Salvem o Joca, por favor.Para ele já não é a primeira batalha difícil.Quem tem fé, que reze.

fatima videira disse...

soube agora e fiquei chocada...desejo RÁPIDAS MELHORAS ao comandante Joca comandante de uma corporação que há um ano atras me socorreu prontamente num acidente de viação na IP4.A todos o meu MUITO OBRIGADA.
vai correr tudo bem..

Anónimo disse...

continuamos a espera com grande esperança cmdt os seus homens estão todos consigo..muita força

Adjt CB Bragança Filomena Veiga disse...

Rezo por si Comandante Joca

Filomena

Anónimo disse...

rápidas melhoras.... força cris105 bombeiros voluntários flavienses

Anónimo disse...

rápidas melhoras... força quero voltar a velo sorrir... cris105
B.V. Flavienses

Anónimo disse...

Força rapagão,coragem e as melhoras para breve...

Anónimo disse...

as melhoras rapidas comandante esta-mos todos a sua espera homens como o comandante nao podem sair assim grande abraço

ADJT Sendim disse...

Estou a torcer por si CMDT Joca...As melhoras rapidas. ADJT CMDT Sendim José André

Anónimo disse...

Que tudo corra pelo melhor, Força para Comandante Joca e familiares

hernani disse...

Rapida melhoras joca. Força.
Ass:Hernâni

Anónimo disse...

rapidas melhoras para o comandante .para a familia muita coragem, e nao percam a fe, e´acreditando que vencemos as batalhas da vida MUITA FOSÇA

Anónimo disse...

Primão, desejo-te rápidas melhoras e que esse susto faça parte do passado o mais breve possível...
São os votos do Luis Nuno P. Venceslau
Belo Horizonte - Brasil

Nuno Lopes disse...

Quero deixar aqui o meu abraço de força ao Comandante Joca.e que ganhe mais esta batalha na sua vida. todos estamos contigo Venselau

Nuno Lopes- CB de Mogadouro disse...

Quero desde já deixar aqui o meu apoio á familia do nosso amigo e Comandante JOCA que neste momento está a travar uma luta. Mas como ele já venceu uma batalha na sua vida vai voltar a vence-la. Aquele abraço Joquinha Vencelau

Anónimo disse...

Os Bombeiros Voluntários de Mogadouro desejam as rápidas melhoras ao amigo e Comandante Joca

Anónimo disse...

Muita força e coragem. Um abraço.

Anónimo disse...

toda a gente que o conhece está a torcer por si, comandante. força para si e para toda a família!!!
rápidas melhoras

Alexandra disse...

O Joca esta livre de perigo! Deus é mesmo grande as boas noticias começam a chegar.

Anónimo disse...

obrigado a todos pelas vossas mensagens.joca e um valentao.mais uma vez obrigado.altino,delmina,altino,paulo

Anónimo disse...

Pela vida fora temos que enfrentrar várias advercidades!
Temos que ter fé! Rezar e nunca perder a esperança!
O comandante é um lutador, vai sobreviver a mais esta dificuldade! ele é forte!
Força para a familia e para os Bombeiros de macedo.

Isaque BV Bragança

Anónimo disse...

com a força dele e a força e apoio de todos tudo vai correr bem!
Temos que ter fé! bjs e força

Cátia costa BV Bragança
estamos todos consigo

elvira nunes disse...

CMTE JOCA
REZAMOS PARA QUE ESSA CORAGEM QUE TE É CONHECIDA VENÇA MAIS ESTA BATALHA.FAZES FALTA MUITA FALTA A TODOA A TUA FAMILIA, AMIGOS E AOS BOMBEIROS DE MACEDO. DEUS TE PROTEJA.
ESTAMOS CONTIGO UM ABRAÇO DA
FAMILIA NUNES

toni leal disse...

rapidas melhoras grande joca espero que rapidamente esteija outra vez entre nós a trabalhar.agradecer atoda a equipa medica que fez um excelente trabalho.vamos todos dar as nossas forças e desejar as rapidas melhorar um grande abraço do toni (b.v.bragança)

Anónimo disse...

força joca esta mos todos cá fora a torcer por ti..FORÇA JOCA

Cila Lopes disse...

Desejo rápidas melhoras, pois os Bombeiros são diariamente nossos"Anjos da Guarda" para quem circula diariamente nas estradas e em muitas situaçoes do nosso quotidiano.Esperamos tê-lo de novo,BREVEMENTE ao "nosso serviço".

Cila Lopes, RX, Mirandela

Claudina Batista disse...

Desejo rápidas melhoras e estou solidária neste momento de tão grande provação para a toda a família.Desejo a todos muita força...temos notícias de que tudo está a correr de uma forma positiva e que se encontra, já, fora de perigo pelo que nos congratulamos...

Claudina Batista, RX, Mirandela

Anónimo disse...

RÁPIDAS MELHORAS, ESTA MOS A TUA ESPERA

Anónimo disse...

As rápidas melhoras para o Comandante Joca, vai tudo correr pelo melhor.Temos de ter muita Fé.
Comandante Joca espero que rapidamente esteja outra vez entre nós a trabalhar.Vamos todos dar as nossas forças e desejar as rapidas melhorar. Força para toda a familia e o bombeiros de macedo.
Xana Veiga (B.V.Bragança)

António Afonso disse...

A Mesa da Assembleia-Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, tem acompanhado o estado de saúde do Comandante João Carlos Venceslau.
Formula sinceros votos de que as intervenções médicas ocorram de forma a podermos tê-lo de volta o mais rápido possível.
Somos homens de Fé. Por isso, amanhã participaremos na Jornada de Oração até ao Santo Ambrósio, pedindo a intervenção divina para que o nosso amigo Joca possa voltar a fazer o que gosta - SERVIR.
Uma palavra de solidariedade e de muita força para todos os seus familiares.
António Afonso

Rvara disse...

A vida pode ser comparada a uma ponte: foi construída para ser atravessada e não para fixar nela a nossa morada! Força Comandante, ainda há muitas pontes para atravessar nesta vida! Abraço com estima

Pedro Soares disse...

As melhores Amigo/Comandante e que tudo corra pelo melhor tu mereces os Bombeiros de Portugal precisam de gente como TU, força CAMARADA...

Pedro 117 disse...

Estamos todos consigo Comandante!!
Rápidas melhoras e um regresso rápido!!

Um Forte Abraço Pedrinho 117 (0403)

Mário Mandim disse...

Tenho a certeza que vais recuperar a melhor forma, muito rapidamente, para tal desejo-te a maior força e coragem.
As melhoras rápidas.
Um grande abraço
Mário Mandim

Anónimo disse...

Força e rápidas melhoras!!

Abraço. BOMBEIROS FAFE

Anónimo disse...

Força e rápidas melhoras!

Abraço. BOMBEIROS DE FAFE

Sónia Afonso disse...

Tenho a certeza que Deus está com o Comandante Joca neste momento mais dificil e que o vai ajudar a ganhar esta batalha!
Temos que ter fé tudo vai correr pelo melhor.

Desejo de rapidas melhoras e muita força para o Comandante e seus familiares!!!

Sónia Afonso (BV Bragança)

Anónimo disse...

espero ansiosa por receber a noticia k ja acordou e k esta tudo bem consigo comandante.... força
Cristina Barros b.v.flavienses

Oriana Liseta Brás disse...

Como cidadã do concelho de Macedo não poderia deixar de enviar uma mensagem de rápidas melhoras ao CMDT Joca, e um abraço de muita coragem e força a todos os Bombeiros de CB de Macedo, em especial para os que me conhecem. " Podemos não voltar mas vamos"...

Anónimo disse...

Força, Rápidas melhoras.
BV Vinhais

Anónimo disse...

Ao longo da nossa vida existem pessoas que nos dão lições de coragem, esta será mais uma que certamente nos darás .Força, coragem e bjs para a família. sandra Taveira

Fatocha disse...

Eu sei que é um homem de fé
e com o apoio do nosso Pai
tudo se ultapassa,desejo
muito sucesso e esperança.

Fatocha,c externa,Mirandela

José Ferreira disse...

Muita força ao Comandante e familia.
Abraço.
josé Ferreira