terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bragança em risco de ficar sem água

Bragança só tem água para mais um mês e meio. A garantia é do presidente da Câmara que considera a situação preocupante. Jorge Nunes já enviou uma carta à população em que apela à poupança de água. O autarca diz que esta situação se deve à falta de chuva mas também à falta de uma estrutura com capacidade para armazenar água durante o Inverno. “Voltamos a estar num período complicado como aconteceu em 2005 e 2007” refere. “Perante as expectativas de falta de chuva para as próximas semanas significa que nos aproximamos de uma situação crítica e que eventualmente pode ser de ruptura total pois não existem reservas alternativas em nenhuma parte do concelho” acrescenta, salientando que “decidimos alertar a população do concelho para fortalecer as medidas de poupança de água”.

Para o edil a única solução é a construção da barragem de Veiguinhas. A Câmara de Bragança já entregou mais documentação para justificar a empreitada. O processo arrasta-se há vários anos e já conheceu três chumbos por se localizar dentro do Parque Natural de Montesinho. No entanto, o presidente da Câmara de Bragança garante que vai continuar a lutar pela concretização deste projecto e que caso a construção da barragem não seja aprovada vai recorrer à via judicial para desanexar aquela zona da área protegida.

“Estamos a fazer todas as diligências com a consciência que há pessoas que se opõem a um interesse vital para Bragança. Este processo foi entregue hoje na Agência Portuguesa do Ambiente e nós esperamos que o processo evolua favoravelmente, sendo que a nossa posição no Ministério foi clara. Se a situação não se resolver, nós desencadearemos judicialmente os mecanismos necessários para reivindicar direitos do povo de Bragança, que estão a ser sonegados administrativamente, por pessoas cujos rostos muitas vezes não se conhece. Se esta situação ocorrer avançaremos inevitavelmente para este processo, ou seja desafectação de área no parque como medida mínima”, sustenta o edil.

Segundo o autarca de Bragança não há soluções viáveis fora do Parque Natural de Montesinho para construir a barragem.

Jorge Nunes reitera que Veiguinhas é o projecto mais económico e o que garante maior qualidade na água para distribuir à população. “Não há solução viável fora da área do Parque Natural de Montesinho que se adeqúe àquilo que é a capacidade económica para o povo pagar. Qualquer solução fora do parque encarece a tarifa em mais 30 cêntimos ao consumidor. Por outro lado, a água não tem a qualidade que se pode obter a uma quota elevada na serra”, realça Jorge Nunes.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, já visitou o local proposto pela Câmara de Bragança para a construção da barragem. Jorge Nunes acredita que o governante está empenhado em arranjar uma solução para o problema e espera, agora, por uma decisão favorável à construção de Veiguinhas.
Escrito por Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é! é lamentável esta situação. muito agravada pela péssima gestão da água quem vem sendo feita. Consumo de água em regas, aumento sistemático e ostensivo do perímetro de distribuição da água (a barragem da serra serrada já serve aldeias a mais de 20 Km de Bragança). Nada me convence que tudo isto não é uma estratégia montada pelo actual edil para criar na opinião pública a ideia de necessidade de construção de uma nova barragem (cuja a intenção não é mais do que produzir receitas em produção eléctrica para o despesismo evidente desta autarquia). Todos os estudos têm apontado alternativas para utilização de água em períodos de grande carência (como o actual, principalmente relacionado com a má gestão da água). Mas tal, não interessa ao actual executivo.