segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Violento despiste no IP2 provoca 4 feridos

Pouco passava das 17 horas do passado Sábado, quando uma viatura ligeira de passageiros com 4 pessoas a bordo entrou em despiste e sofreu um violento embate no morro que ladeia o novíssimo traçado do IP2 no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Os bombeiros de Foz Côa saíram no imediato para o local com 2 ambulâncias, vindo a ser apoiados pelo INEM com uma Ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) e com o helicóptero, ambos estacionados no distrito de Bragança.

Pelo indícios explícitos pelo CODU Porto no momento de accionar meios, os Bombeiros de Foz Côa anteciparam situação de carência e solicitaram no momento de alerta apoio para desencarceramento ao Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, pois nesse instante, não era de todo possível garantir essa valência em situação de operacionalidade, fruto do elevado numero de ignições que no momento estavam activas no concelho de Foz Côa, onde estavam empenhados em acções de extinção de incêndios mais de 20 Bombeiros.

No local o cenário encontrado era de algum aparato, estando 2 vitimas em suspeita de alguma gravidade, sendo 1 delas encarcerada do género Físico tipo 1, situação em que a vitima, por lesões provocadas pelo embate, não consegue sair pelos próprios meios e carece de cuidados de emergência medica. Os restantes 3 feridos encontravam-se fora da viatura e dois deles apresentaram-se sem ferimentos e queixas.

A GNR de Foz Côa, fundamental e indispensável nas ocorrências desta natureza, procedeu ao corte do troço do IP2 que liga Foz Côa ao lugar de Pocinho por mais de 2 horas, garantindo dessa forma condições de segurança para o helicóptero, que teve de aterrar no asfalto próximo da zona de sinistro e garantido iguais condições aos operacionais empenhados na consignação da sua missão.

O ferido mais grave, que teve necessidade de ser desencarcerado, acabou por ser transportado de helicóptero para o hospital distrital da Guarda com suspeitas de multi fracturas e lesões internas. Os restantes 3, após imobilizações preventivas e normais nestas ocasiões, foram transportadas para o Serviço Básico de Urgência de Foz Côa, local de onde acabaram por ser reencaminhadas para o Hospital Distrital da Guarda para exames diferencias e diagnósticos pormenorizados.

Conclusivamente é de salientar o bom entrosamento entre todos os envolvidos sendo que nunca haviam trabalhado juntos numa situação idêntica, aproveitando também o momento para agradecer e elogiar o Excelente trabalho efectuado pelos Bombeiros de Torre de Moncorvo, responsáveis pelo desencarceramento da vítima e onde demonstraram os seus conhecimentos técnicos e tácticos, articulando e entrosando de forma peculiar com os socorristas e com os responsáveis das operações de socorro.

Empenhados em acções de socorro estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 2 ambulâncias e 5 elementos, o INEM com 1 ambulância e 1 helicóptero e os Bombeiros de Moncorvo com 1 viatura de salvamento e desencarceramento, 1 viatura de combate a incêndios, 1 viatura de comando e 12 elementos.

Sem comentários: