sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quinto día consecutivo de incendios na Galiza com mais de 6.000 hectáres queimados

Galiza está a arder. Segundo a Xunta de Galiza, cerca de 6000 hectares já foram calcinados, enquanto os sindicatos falam em mais de 10000 apenas em Ourense.
O problema vêm da escassez de recursos e efectivo, tanto que no passado fim de semana ficaram por acorrer a 400 chamadas de incêndio. Muitos vizinhos de localidade ameaças pelas chamas fazem o que podem para evitar que os seus pertences se convertam em cinzas.
Outros dos problemas reside na redução de pessoal nas brigadas de combate a incêndios no mês de Setembro e este ano cortou-se no orçamento 22 milhões de euros a menos para o combate aos incêndios.
Segundo as autoridades 90 por cento dos incêndios na Galiza são de origem em mão criminosa.
O cbbraganca foi á Galiza e encontrou junto da localidade de Cádavos (perto de Moimenta) e viu as chamas a ameaçarem a aldeia. Vários populares arriscaram a sua integridade física para combater uma frente que se deslocava para aldeia.
O incêndio terá começado ao meio da tarde, e cerca de 6 horas depois apenas os populares se mantiveram na linha da frente. Armados de machadas, enchadas e pás utilizaram tudo o que tinham ao seu alcance para dominar as chamas.
"Apenas um carro bomba dos bombeiros esteve aqui á tarde. Foi abastecer á duas horas e ainda não voltou. Não que podemos fazer",conta-nos uma habitante de aldeia de Cávados.
Nisto uma súbita mudança de vento faz com que uma manobra de contra fogo complique o combate ás chamas. Um grupo de jovens que se encontrava ao meio da frente de fogo teve de fugir, deixando os país e vizinhos destes começassem a gritar. "cuidado com o remoinho, cuidado com o remoinho!" suspiram os mais velhos da estrada. "Isto é coisa do démo... nunca vi fogo assim", suspira uma senhora de meia idade ao nosso lado. Passado algum tempo o fogo acalma e todos atacam, batendo, raspando e cortando, até ao fim a frente que se dirigia para aldeia acaba por ceder ao ataque dos populares.
Mesmo assim alguns mantêm-se no local, vão se revezando e vigiando as outras 3 frentes, com mais 500 metros cada, e que vão passando ao lado da aldeia, sem oferecerem perigo imediato.

3 comentários:

Anónimo disse...

GRANDE FOTOGRAFO!!!!!!!!

Anónimo disse...

aqui nao estamos a avaliar a fotografia isto e um saite de informacao de bombeiros

Fantasma disse...

Muito bem,estamos aqui para avaliar qualidade, e estando perante uma situação de um SITE de qualidade (apesar de determimandos comentários expostos não serem construtivos e muito menos de qualidade), se tivermos uma abordagem teórica conjugada com uma foto-reportagem de qualidade, estaremos aumentar a mesma, não?! Infelizmente há pessoas que preferem a crítica para pura desmotivação vinda de alguém que não consegue nunca na vida chegar aos calcanhares de quem constrói este site, muito menos melhorar!