sábado, 22 de outubro de 2011

Chuva e granizo nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alertou, esta sexta-feira, para as previsões de chuva e queda de granizo nos próximos dias e aconselha à tomada de medidas como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) afirma que, segundo o Instituto de Meteorologia, a partir de domingo à tarde é esperada chuva "persistente e intensa", prevendo-se para segunda-feira a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, vento forte a muito forte e descida acentuada da temperatura.

Face a estas previsões, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A ANPC recomenda uma "condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas".

O "não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas" e a "fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes ou placards" são outras das recomendações.
Fonte:JN

Sem comentários: