terça-feira, 18 de outubro de 2011

Plano de contingência já arrancou

Começou ontem o transporte de água desde o Azibo até à cidade de Bragança.Uma medida do plano de contingência que vai estar em vigor até que chova em abundância.Para já o transporte está a ser feito com recursos a seis auto-tanques de várias corporações de bombeiros.

O vice-presidente da câmara espera ter nove viaturas a operar ainda durante esta semana.“O plano vai vigorar com os meios que nós tivermos ao dispor e que vão aumentar” pois “devemos chegar aos nove camiões cisterna ainda esta semana. Só ainda não estão operacionais porque as viaturas ainda não estavam em condições e estão a ser preparadas para isso” refere Rui Caseiro, salientando que “só terminaremos quando chover em quantidade suficiente que reponha as reservas no sistema de abastecimento”.O transporte de cerca de mil metros cúbicos de água por dia obriga a uma operação de logística que representa 10 mil euros de custos.Uma situação que vem complicar as contas da autarquia.“É evidente quer isto são custos elevados. Para já nós estimamos custos na ordem dos 10 mil euros por dia” adianta, realçando que para suportar o pagamento “há prioridade na vida e esta é uma situação de maior aflição á qual temos de responder”. “Não temos meios e não está previsto no nosso orçamento mas temos de arranjar dinheiro. Vamos ter de procurar apoio” refere o autarca.

Sobre a preocupação manifestada pela comissão directiva da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Rui Caseiro admite que haja riscos mas salienta que é um mal necessário.“Isso é sempre um risco que está associado. Se a água retirada ao sistema não for significativa não terá grandes impactes mas se Bragança for alimentada exclusivamente do Azibo acredito que haja impactos negativos” afirma.

Segundo dados da autarquia, por dia são consumidos cerca de oito mil metros cúbicos de água na cidade de Bragança.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: