sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Áreas da Torre D. Chama e Vinhais Fustigadas por Incêndios

Desde o principio do mês de Outubro que os Incêndios não dão tréguas aos Bombeiros de Torre D. Chama e Vinhais.

Ontem viveram-se momentos de sobressalto em Vilar de Ouro, quando os habitantes daquela aldeia viram o fogo chegar perto das suas casas.  O incêndio que teve inicio pelas 15h50,  consumiu uma vasta área de mato e pinheiros. O incêndio foi combatido pelos bombeiros da Torre D. Chama e pelos GIPS da GNR, sendo posteriormente apoiados por Mirandela, mais tarde o GCIF do distrito apareceu no local. As 3 frentes com que lavrou durante a tarde acabaram por ser extintas já perto das 00 horas do dia de hoje. Durante a manhã houve alguns reacendimentos mas foram prontamente combatidos por elementos terrestres e helitransportados.

Mas os maiores incêndios e mais devastadores têm ocorrido em Vinhais. Na localidade de Edral, arderam mais de 1000 hectares, sendo uma metade de pinho e outra de mato. Durante dois dias os Bombeiros não tiveram mãos a medir, pois ainda não tinha sido implementado o reforço das equipas de combate a incêndios para a fase Delta.

Já a seguir a este incêndio, foi atacada a zona de Pinheiro Novo. Vários hectares arderam durante cerca de 24 horas, tendo sido os Bombeiros do distrito apoiados por meios espanhóis. Durante a noite têm sido muitas as ignições, dificultando o combate e orientação dos poucos meios disponíveis para o combate aos incêndios.

Na Torre D. Chama os Bombeiros também se vêm a braços com o mesmo problema de Vinhais. Ignições durante a noite, e grandes incêndios de dia. A área perto de Rebordelo está continuamente a ser atacado com novos incêndios, e supostos reacendimentos, que obrigam praticamente os Bombeiros a regressar ao quartel e voltaram de imediato.

Também o concelho de Bragança têm sofrido este ataques terroristas na zona da Lombada. Laviados e Babe, São Julião de Palácios e Réfega, e Soutelo e Rabal têm sido os alvos destes criminosos. Três incêndios durante esta semana queimaram muito mato e algumas árvores, numa espécie de tentativa de limpar monte, pois não sabe se será por acaso ou não, mas estas zonas, são locais fortes de caça...

As corporações de  Bombeiros do distrito de Bragança foram praticamente todas reforçadas com uma equipa de combate a incêndios. Mas estas equipas estão a tornar.se insuficientes, pois um incêndio acaba por consumir grandes parte destas equipas. Além disso, muitos dos elementos acabam por pular de fogo em fogo sem grande tempo para descanso. Na maioria dos incêndios, o voluntariado acaba por ser o suporte e resolução para o dominar estes incêndios, sendo já altura de pensar se a actual estrutura do dispositivo de combate a incêndios para  a fase DELTA será, ou não, eficiente.
incêndio em Vale de Armeiro 06-10
Vilar de Ouro 06-10
Incêndio Vinhais
Varios incêndios junto a Rebordelo, incêndios no distrito de Bragança e Vila Real
Incêndio em Edral
Incêndios em Vinhais
Incêndio em Vilar de Ouro - foto: Blog Bombeiros Torre D. Chama
Incêndio Pinheiro Novo 05-10

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha a GNR devia andar mais nesses locais mas na parte da Torre o posto da GNR fica apenas só com um militar de serviço e claro o CB da torre nem sequer tem uma EIP para poder socorrer a sua área e os seus habitantes com mais rapidez.

Anónimo disse...

O posto da GNR da Torre só fica com um militar de serviço a partir dás 24h devido a falta de pessoal
a culpa é de quem manda. É óbvio que a zona da GNR da Torre fica sem patrulhamento durante esse período de tempo se houver alguma coisa nessas áreas as pessoas têm que ligar para a GNR de Mirandela ai já se sabe que eles vão demorar um pouco mais a chegar.
É o País que temos.