sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Incêndio deixa aldeia em sobressalto

fogo_sjuliao_1.jpgVários focos de incêndio em S. Julião de Palácios, no concelho de Bragança, deixaram hoje a aldeia em perigo.Desde manhã que começaram a surgir as primeiras chamas em locais distintos. Delfim Martins, um habitante, não tem dúvidas que se trata de fogo posto.

“De manhã o fogo começou em três sítios, por volta das 9h30 ou 10h” refere. “Agora já arde em vários sítios, não se compreende. Mas nós não vimos ninguém” salvaguarda.

A população juntou-se para evitar o avanço das chamas até à aldeia e também para avaliar os estragos. Inácio Alves e Maria Morais viram as suas propriedades ser destruídas pelo fogo.“Ardeu-me um lameiro todo. Andei lá a trabalhar com uns rapazes há uns tempos e agora ardeu tudo e os carvalhos, mas também há muitos castanheiros e pinheiros ardidos” refere Inácio Alves.“Anda-me a arder ali um lameiro que tem 40 freixos que eram para o meu gasto. E do outro lado também já me arderam uns castanheiros novos e mais abaixo estávamos lá nós e conseguimos evitar porque também está bem lavrado” conta Maria Morais.

Este incêndio foi dado como dominado perto das 16 horas e foi combatido por 55 homens apoiados por 15 viaturas.
Escrito por Brigantia
fogo_sjuliao_2.jpg

Sem comentários: