sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Governo reforça meios de combate a incêndios

Depois dos protestos, o Ministério da Administração Interna decidiu mesmo reforçar o dispositivo de combate a incêndios florestais até 15 de Outubro. Bragança e Vila Real estão entre os 14 distritos que vão ter meios reforçados. Os pedidos de autarcas e bombeiros não caíram em saco roto e, ontem, o Ministério da Administração Interna acedeu em reforçar 14 dos 18 distritos do país com mais 360 bombeiros.

Bragança e Vila Real estão entre as regiões que vão receber um grupo com 26 operacionais cada.De acordo com o Ministério da Administração Interna, são os que têm "maior perigosidade florestal" e "um menor número de meios activos".O reforço do efectivo entre 4 e 15 Outubro custará cerca de 180 mil euros. Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real são os distritos que vão receber o reforço operacional. Os 14 grupos vão "estar em regime de prontidão" e vão actuar em função "das áreas com maior risco de incêndio".

O MAI também decidiu alargar o período crítico de risco de incêndio até 15 de Outubro, sendo "expressamente proibido o uso do fogo em floresta" até essa data. O reforço dos 360 bombeiros junta-se aos 5.435 elementos que compõem o dispositivo da fase "Delta" de combate incêndios florestais, que começou no sábado. Durante a fase "Delta", os bombeiros têm ao dispor 1.225 veículos e, até 15 de Outubro, 17 meios aéreos. A partir do dia 16 de Outubro estarão disponíveis os nove helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que serão activados segundo a avaliação do perigo e do risco de incêndio. Segundo o MAI, o reforço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) deve-se às condições meteorológicas e ao aumento significativo do risco de incêndio.

As decisões tomadas, esta segunda-feira, pelo MAI foram propostas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e vão estar operacionais a partir das 14 horas de hoje.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: