sábado, 15 de outubro de 2011

Incêndios Não Deixaram Descansar Os Bombeiros de Bragança

Foram 8 os pedidos de socorro para combater incêndios florestais , que os bombeiros de Bragança receberam esta sexta-feira.

Durante a manhã, pelas 12h00 foram alertados para um incêndio junto á aldeia de Zeive. Ao chegarem depararam com um incêndio num lameiro, sem dificuldade de extinção. Logo após, essa equipa foi activada para a aldeia de Pinela, para efectuar rescaldo de um incêndio combatido por um meio aéreo. Na chagada á aldeia de Pinela, já alguém  teria ateado novo foco de incêndio, que conjuntamente com o mesmo meio aéreo dominaram as chamas em cerca de 30 minutos.

Já durante ao inicio da noite, pelas 20h40 a central dos Bombeiros de Bragança recebeu mais dois alertas de incêndio. Um em Vila Meã, par ao qual foi activado um veiculo especial de combate a incêndios, e que foi dominado cerca de 2 horas depois. Já o outro alerta, foi para Quintanilha, e no primeiro despacho de meios foram activados um veiculo ligeiro de combate a incêndios e posteriormente um veiculo florestal, um veiculo de comando e um veiculo tanque.

No alerta para Quintanilha foram identificados 3 focos de incêndio, que corresponderam 3 incêndios diferentes, tendo um deles passado os termos de Paradinha de Outeiro. Com o evoluir dos incêndios foram esgotados os recursos de combate a incêndios dos Bombeiros de Bragança e foram pedidos mais meios a corporações do Distrito de Bragança. Bombeiros de Vimioso, Miranda do Douro, Mirandela e Equipas do GIPS puderam perfilar no combate a estes incêndios. os incêndios nesta área ficaram extintos pelas 07h00 de sábado. Estes incêndios foram combatidos por mais de 40 Bombeiros e GIPS, apoiados por 10 viaturas. De referir o enorme esforço de alguns populares de aldeia proximas que trouxeram os seus tractores e charruas para criar faixas de contenção, vindo estas a ser muito uteis aos Bombeiros, assim como aqueles que compareceram com ferramentas manuais e giestas em punho e que ajudaram a apagar o que puderam.

Mas ainda durante o combate aos incêndios em Quintanilha, um novo alerta para o Zeive, fez com que uma equipa fosse desviada de Quintanilha para este local. Desta feita este incêndio já se encontrava na fronteira e foi combatido por 5 operacionais, tendo evitado que passasse para o lado espanhol.

Já durante o dia de hoje foram ateados de novo incêndios no Zeive e Vila Meã, e o incêndio de Quintanilha permaneceu em vigilância activa.











Sem comentários: