sábado, 26 de setembro de 2009

Incidente entre elementos GIPS da GNR e Bombeiros

Fonte próxima do portal bombeiros.pt, o verniz estalou no incêndio de Avinhó, concelho de Vimioso, devido a um provável contra fogo feito para supressão no incêndio que deflagrou ontem
durante a grande parte do dia naquela localidade.Durante a ocorrência uma discussão surgiu entre os GIPS da GNR e os Bombeiros de Izeda, Vimioso e Sendim, devido ao contra-fogo realizado no local, ao qual o graduado dos GIPS não foi informado, ordenando assim a extinção daquela manobra. Os referidos elementos dos Bombeiros acabaram por ser identificados e ficam sobre a possibilidade de ser levantado auto de contra-ordenação devido ao contra-fogo. O CDOS enviou posteriormente a autorização de contra-fogo para o C.B. de Vimioso.O portal bombeiros.pt soube que o incidente está a gerar algum mal-estar entre os Corpos de Bombeiros do Distrito, que acham as medidas dos GIPS muito rigorosas.
In: Bombeiros.pt

8 comentários:

Anónimo disse...

esses gips deviam era ficarem em casa na gazem falta nenhuma no TO... so fazem asneiras e o que fizeram em avinho e lamentavel qualquer dia sao eles os bombeiors

Anónimo disse...

E o senhor em primeiro lugar devia aprender a escrever. Depois devia tentar procurar o que realmente se passou, ler alguma legislação e por fim ir fazer algo de útil em vez de falar mal de quem trabalha.Deixe trabalhar quem sabe.O bem estar entre estas instituições é necessário, não alimentem especulações.Um bem haja aos Bombeiros e aos Camaradas do GIPS

Anónimo disse...

primeiro o meu bem haja aos bombeiros de bragança, vinhais, izeda, mirandela pelo excelente trabalho feito por eles no T.O.
No T.O. SO Há uma grande equipa que sao os BOMBEIROS e os GIPS que conjuntamente sabem fazer o seu trabalho, mas quando os iluminados assim não pensarem vai sempre haver estas guerrinhas que so desprestigiam o trabalho feito.
A lei diz que qualquer uso do fogo (Fogo tactico/supressão/contra fogo) tem regras a seguir, quando estas se quebram poem em risco vidas tanto para BOMBEIROS como para os GIPS.
No T.O. ou em qualquer outro lugar sempre que um Agente de autoridade pessa que um indeviduo se identifique este e obrigado a identificar-se. Nao acredito que o GIPS nesta situação tenha exigido aos bombeiros o B.I. ou a Carta de Condução.

lfsp disse...

E muito raro comentar um texto em blogs para por vezes nao errar no juizo por mim apresentado mas como vivemos num pais democratico em que cada um é livre de expressar a sua opinião vou comentar esta noticia.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que a pessoa que escreveu o segundo comentario deve pertencer aos GIPS e depois fala daquilo que não sabe logo se ficasse calado ganhava mais.
Em segundo lugar e falando como bombeiro que sou, acho que num incêndio seja ele de qualquer dimensão ou em qualquer lugar o bombeiro deve utilizar tudo o que estiver ao seu alcance para o conseguir a sua extinção nem que para isso tenha de recorrer ao contra-fogo.
Agora o grande problema que se verificou aqui nesta situação e noutras que foram "abafadas" por elementos superiores é que essas equipas de GIPS têm a mania que sao eles os melhores e podem mandar em tudo e mais alguma coisa, e a sua grande frustação é chegarem aos incendios e serem mandados (e muito bem) pelos nossos comandantes que sao bombeiros.
Com tudo isto têm de arranjar sempre alguma coisa (por mais absurda que seja) para demonstrar alguma autoridade (coisa que nunca irao ter).
Por fim deixo apenas este comentario para esses elementos:
"Um BOMBEIRO não é obrigado a apagar um incêndio, fá-lo porque tem gosto em ajudar mas um GIP e obrigado porque e para isso que lhe pagam gostem ou não"

Parabens Paulinho pelo teu blog e espero que continues a mostrar estes pequenos incidentes.
A BEM DA HUMANIDADE

Anónimo disse...

Senhor ifsp das duas uma ou anda enganado ou andam a engana-lo pois se anda a apagar fogos so por gosto deixe o dinheiro que ganha a mais por ir para os incendios numa intituição de caridade.
Agora o problema e que muitos ainda não se viram entalados por causa de um contra fogo quando isso acontecer digam nos blogues o que pansam e o que fariam.
ja estrive em incendios muito complicados e numca vi Bombeiros a quererem usar fogo tactico mas optaram por suar a camisola. Nao manchem a imagem com guerras que não nos interessam a vamos mas e dar ao coiro. O senhor que se instrua mais um pouco e va treinar em vez de gastar energias desnecessarias a não ser que seja bombeiro de secretaria. Bem haja aos GIPS e BOMBEIROS que sabem trabalhar isto não e a nossa guerra, a nossa guerra e apagar incendios ou pelo menos tentar e não ficar sentado a ver, se alguem tem duvidas perguntem a muitos BONS BOMBEIROS do distrito de Bragança que eles tambem podem ensina algo

Anónimo disse...

esse anonimo que parece ser um GIPS nao deve saber da missa a metade ou entao faz de conta que nao sabe. em certos incsndios onde ja actuei e que eles estavam presentes cheguei a apanhar alguns escondidos atras de giestas (deviam estar a combinar o plano tactico de combate a incendios). outros viraram de agentes da lei para criminosos disfarçados de agentes da lei que fazem crimes e certos comandantes ainda apoiam esses crimes abafando esses casos.
so não percebo uma coisa para equipar um bombeiro ele que se contente com duas fardas por ano para os incendios pois o governo nao tem dinheiro para mais e para estes "escumalhas" o governo da farda e equipamento que custa um balurdio comparado com aquilo que da aos bombeiros.
vou salientar outra coisa falo nos GIPS nao no geral porque tambem os ha que matam bem o cabedal e que jamais se meteriam em certos problemas.

Anónimo disse...

Eu acho que para se comentar não é necessário insultar ninguem. Mas ao ver certos comentários aqui, duvido que haja educação em certas pessoas, a quem lhe couber o capuz...Se conhecem casos concretos de má conduta por parte dos militares ou dos voluntários, falem em nomes e apresentem queixa, porque me parece bem mais fácil vir para este blog falar mal de tudo e todos.Talvez lhe chame cobardia ou mesmo falta de outra coisa qualquer. Tenham juízo e sejam educados

Anónimo disse...

Extinção dos GIPS imediata!!!