quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais de 1000 hectares ardidos em Calvelhe

O maior incêndio deste Verão em Bragança saldou-se em mais de mil hectares de área ardida. Considerado o de maior dimensão dos últimos três anos, deixou a população das aldeias em sobressalto durante mais de 26 horas.

Três bombeiros da corporação de Bragança ficaram feridos anteontem ao início da noite durante o combate a um incêndio florestal na zona de Calvelhe, no concelho de Bragança. Os homens ficaram encurralados numa encosta oposta, onde se tinham deslocado para fazer contrafogo para travar as chamas.

"Houve uma projecção do fogo e ao tentar apagá-lo as labaredas deflagraram com muita rapidez e de repente vimo-nos cercados", contou António Neto, chefe dos Bombeiros de Bragança. A única hipótese dos bombeiros foi atravessar a parte queimada. "Um colega caiu por uma ravina, tivemos de gatinhar", lembrou.

A retirada foi "complicadíssima", explicou Paulo Ferro, outro dos feridos, que admitiu que houve um momento em que disse aos colegas para continuarem e o deixarem para trás. Para se salvarem valeu a experiência do chefe Neto, bombeiro há 34 anos. Mais tarde, foram evacuados de helicóptero para o hospital, com ferimentos ligeiros e problemas relacionados com a inalação de fumo.

(altura em que os 3 bombeiros foram evacuados de helicoptero)


O difícil acesso ao local do incêndio, devido à orografia do terreno, "onde há zonas que não se chega a pé, foi um dos principais obstáculos ao seu combate, aliado ao vento que fazia irradiar as chamas rapidamente", explicou Melo Gomes, comandante da Protecção Civil distrital. "O incêndio decorreu no vale encaixado do Sabor onde há várias correntes de vento", acrescentou.
As altas temperaturas, a baixa humidade e a falta de pontos de água permitiram a progressão rápida do incêndio que chegou a ter três frentes activas entre Calvelhe e Paradinha Velha, onde a população não teve sossego.


Melo Gomes considera que este foi o incêndio "mais grave deste Verão e dos últimos três anos no distrito", nomeadamente o que tem maior área ardida. O fogo lavrou durante mais de 26 horas, tendo início cerca das 14 horas de domingo. Ontem ao final da tarde já estava circunscrito, procedendo os bombeiros ao rescaldo. Mantinha-se um dispositivo de combate para evitar o reacendimento, que iria manter-se durante a noite.
Durante a tarde de ontem o incêndio foi combatido por 156 homens de 15 entidades apoiados por 27 veículos, contando ainda com três meios aéreos.

2 comentários:

tiago disse...

parabens pelo blogger esta mt fixe e boa sorte para tudo do vosso colega Tiago115 um abraço a todos

Anónimo disse...

Ainda bem que foi só uns arranhões. Mas os Transmontanos são tipos duros, calejados pelas agruras do clima. Uma região à parte em Portugal, das que mais aprecio pela simplicidade e cortesia das gentes.

Cumprimentos.

Serra. BV. Alcabideche.