segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rixa arrasta violência para urgência do Hospital de Bragança

rixa_3.jpgUma rixa entre dois grupos rivais causou o pânico este sábado à tarde na urgência do hospital de Bragança.Cerca de 20 indivíduos entraram pela unidade dentro armados de paus e facas e agrediram-se.Trata-se de um grupo de estudantes africanos que já no início do ano se envolveu em confusão com outro grupo num bar junto à Escola Secundária Emídio Garcia.Desta vez, tudo começou na noite de sexta para sábado quando os grupos se envolveram em escaramuças. Um dos elementos do grupo foi esfaqueado na cara e teve de receber assistência hospitalar.Foi suturado com 18 pontos.Ao que conseguimos apurar, o pai do ferido andou durante a noite à procura dos responsáveis e terá agredido um elemento que também foi assistido no hospital.Durante a tarde, os dois grupos que foram visitar os amigos encontraram-se na urgência e gerou-se a confusão.

“Parecia um pandemónio. Uns a correr atrás dos outros, eram rapazes de cor e outros brancos atrás, à pedrada e à paulada, com facas e cutelos” refere Leonel Pires, uma testemunha, acrescentando “a sala de espera estava praticamente cheia. Umas pessoas fugiram, outras desviaram-se o que puderam”. “Não era preciso fazerem isto” considera Laura Paranhos. “Não podemos ser racistas, temos de nos respeitar uns aos outros” acrescenta, salientando que “fiquei assustada. O meu filho meteu-se na casa de banho e não queria sair de lá, já nem queria ser consultado”.

Ao todo, sete indivíduos ficaram feridos.As pedradas na rua danificaram uma parede e uma ambulância dos bombeiros de Torre de Moncorvo.Utentes e profissionais de saúde temeram pela segurança.O vigilante do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) chamou a PSP.O gabinete de comunicação diz que “a actuação do vigilante é condicionada” e por isso “foram tomadas as medidas de segurança comunicando o caso à PSP para comparecer no local e controlar a situação”.Sábado à tarde havia apenas quatro agentes de serviço, sendo que o agente que habitualmente policia os estacionamentos naquela zona da urgência não faz serviços ao fim de semana.As autoridades identificaram 15 indivíduos, mas alguns conseguiram fugir. Um dos jovens envolvidos, mas que não quis ser identificado, conta o que motivou a agressão durante a noite.“Há três meses atrás um colega nosso foi agredido, à saída da discoteca, por um jovens que estava bêbado. Deram-lhe com um punho de ferro na testa” conta. “Agora o que se passou é que o meu colega não gostou das bocas que o puto andava a mandar e deu-lhe com uma faca na cara para o deixar com a mesma marca que o rapaz deixou o meu colega”. E acrescenta que as rixas entre estes dois grupos já duram há bastante tempo. “Esta história já vem de há quatro anos atrás, muito antes de nós estarmos cá a estudar, com colegas nosso de Cabo Verde” refere. “Mas isto não tem nada a ver connosco porque nós somos de São Tomé, mas eles acham que por termos a mesma cor também se devem meter connosco” conclui-Mas a história não fica por aqui.Um dos fugitivos foi esfaqueado numa mão e ao chegar a casa acabou por pedir assistência ao 112 regressando ao hospital transportado pelos bombeiros de Bragança que tiveram de pedir a ajuda da PSP para garantir a segurança.Nesta altura um dos grupos regressou à unidade hospitalar alegadamente com a intenção de se vingar.A PSP viu-se obrigada a pedir a colaboração dos bombeiros e Guarda Prisional.Gerou-se novamente a confusão, mas desta vez no parque de estacionamento junto à entrada principal da unidade hospitalar.As autoridades conseguiram evitar a aproximação entre os dois grupos mas viram-se obrigadas a recorrer a armas e a gás para afastar os indivíduos.Um acabou detido, oferecendo alguma resistência.

Os utentes não ganharam para o susto.

“Há crianças lá dentro que estão muito assustadas nem querem sair para fora” diz Cidália Canelha, uma utente do CHNE. “Não eram coisas de acontecer neste sítio, principalmente numa cidade destas, pois pensa-se que é uma cidade calma e afinal é igual às outras”.O detido vai ser presente hoje a tribunal.

Relativamente à falta de agentes da PSP, o comandante, Amílcar Correia, remeteu esclarecimentos para esta segunda-feira.
Escrito por Brigantia

11 comentários:

Maria Antunieta disse...

Temos que nos unir contra esta merd*
Não sendo racista,mas estas pessoas de "cor" cada vez mais andam a ocupar o espaço brigantino pelos piores motivos.

Bater em mulheres?Querer degolar um rapaz de 16 anos?Destruir espaço publico?
Onde já se viu isto?

Por incrível que pareça quem vai preso,quem "paga" é o branco.

Pouca vergonha que é esta policia...

Anónimo disse...

pretos para africa que se matem lá uns aos outros

Anónimo disse...

Ainda dizem que os brancos são racistas!!! Os pretos é que são racistas e cospem no prato que lhes dá de comer. Vivem cá à nossa custa, não pagam impostos, têm ajuda pra tudo, agridem os brancos, destroem o que é nosso, e ainda são as vitimas... Daqui a uns dias vamos ver os brancos a responder em tribunal, sujeitos a ir pra cadeia e a ter de pagar aos pretos uma indeminizacao por lhe baterem, ou seja por ter feito a justiça que os tribunais não fazem, por defendermos o que é nosso!!!
Um preto dá facadas a um branco e ainda tem direito de ir pra casa no carro da policia! Ao que chegamos!!!

Anónimo disse...

aqui eles tem tudo.
se fôssemos para africa a viver, olha que nao tinhamos tantos direitos e ajuda como eles tem aqui.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que Bragança nao é o paraíso e se pensam que é ,enganam-se todos... Há negros em todo lado,assim como há chineses, indianos, brancos etc.
Agora o que não acho moralmente correcto é dizer que os negros vivem as vossas custas e que não pagam impostos, etc. E se isso eventualmente acontece, os brancos também fazem o mesmo no seu próprio país, ou seja, é vergonhoso. E caso tenham oportunidade de ir para Africa serão tratados da melhor fama, porqe ao contrario de muitos aqui, os africanos sao hospitaleiros. Por favor, estamos em pleno sec. XXI, como podem ter esta mentalidade? Rixas acontece em todo o lado, aliás, é so abrir o jornal e verão que noticias estao publicadas! Se os negros tiveram culpa, os brancos também tiveram, porque as pessoas nao se revoltam por nada, atenção, não estou a desculpar nem jusificar o comportamento que tiveram, mas sejamos sinceros e um pouco open mind,hoje em dia ninguem é melhor do que ninguem.. Andamos num patamar vergonhoso! Lamento que essa situação tenha acontecido! Mas temos de parar de estar a julgar situações onde nao estivemos envolvidos e sem ouvir ambas as partes! Sou negra e odeio este tipo de situações... Mas não vamos generalizar os comportamentos que estes individuos tiveram..
E ponham uma coisa na cabeça, Bragança é como qualquer outra cidade e está sujeita a qualquer acontecimento. Ana Mendes

GILSON cverde disse...

E porque tantos anónimos seus covardes?? estao com medo de serem apanhados pelas bocas que andam a mandar ehh??

Nao é preciso esconder atras do anonimato e vir com argumentos racistas..."aqui eles tem tudo.
se fôssemos para africa a viver, olha que nao tinhamos tantos direitos e ajuda como eles tem aqui." tenha vergonha seu imbecil vcs ja estiveram la e roubaram tudo o que é nosso. seus cabroes...

Anónimo disse...

concordo porque sermos racistas??acho muito bem q exista inter cambios entre portugal e africa. só fortalece o nosso enriquecimento de cultura, de novos conhecimentos isto é para termos noçao do que se passa por lisboa e assim.
eles estão cá para estudar...ou iam eles gastar fortunas em viagens para cá para andar á porrada e em confusoes???se ninguem se meter com eles, eles tbm nao se metem com ninguem. digo eu.

Robson Correia disse...

As pessoas só colhem aquilo que semeiam!

Não faço apologia à violência, nunca o fiz, nem vou fazer.

Vivi na vossa cidade por algum tempo, e acreditem, lá não é o paraíso, e só não o é devido às pessoas de lá, gente de mente fechada, xenófobos, e sempre que me mostravam uma atitude racista aumentava a minha certeza de que sou mais pessoa do que qualquer um deles. Sempre estive por cima em relação a vocês e sempre estarei enquanto assim forem.

Há quem diga que preto e branco, somos iguais...mentem! eu me recuso a ser igual a quem seja igual a racistas como vocês! Se ser presto é ser diferente de vocês, têm a razão, sois tão pequenos, pensais pequeno, a vossa mente é limitada!

Ruxy disse...

È desses tipos de comentários ou mentalidades(de pura ingnorância ) é que os Africanos revoltam contra os português. Uma coisa é certa o mundo está em constante evolução e vocês ficaram na era dos descobrimento, não conseguem acompanhar. Está na Hora de "open mind" e acompanhara era dos TIC's...upsss, não devem saber o significado de TIC's. Bom exercicio para começarem a evoluir. Pesquisem e aceitam as pessoas como elas são. Vocês por serem brancos não são melhores de que ninguem. Somos Todos seres humanos.

Anónimo disse...

mensagem para o senhor GILSON cverde: é voce que nao esta a respeitar chamando a gente imbecil e cabroes.

Josemar Moreira disse...

esses anónimos nao merecem nem ser respondidos,nao ha nhum africano a viver a custa do Estado Portugues,nao nhum estudante a viver a custa do vosso Estado.E ja agora aqui eles tem tudo.
se fôssemos para africa a viver, olha que nao tinhamos tantos direitos e ajuda como eles tem aqui - so em Africa de Sul existe 600 mil imigrantes Portugueses e vai investigar quantos imigrantes existem em outros Paises Africanos e continuam a ir.Cresçam um pouco.