sábado, 4 de junho de 2011

Cuidados continuados ao domicílio avançam


Estão formalmente constituídas as Equipas de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Bragança.Trata-se de um serviço de apoio domiciliário criado pelo ACES Nordeste no âmbito das Unidades de Cuidados na Comunidade que na prática já existia há alguns meses, mas só agora foi formalizado.

“Há um conjunto de utentes que devido à sua dificuldade de mobilidade e a determinados níveis de dependência que precisam de cuidados domiciliários que as unidades de saúde estejam junto deles através de equipas multidisciplinares, fundamentalmente enfermagem, médico, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social” refere o director executivo do ACES Nordeste, acrescentando que “trata-se essencialmente de fazer deslocar essas equipas aos locais de residência dos utentes no sentido de garantir essa resposta em qualidade e quantidade”.

Vítor Alves salienta que a maior parte dos concelhos já tem as equipas formalmente constituídas.“Neste momento falta constituir as Unidades de Cuidados na Comunidade em Tore de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, no entanto as equipas já preenchem todo o mapa do distrito” afirma.

“Todas os municípios têm os planos de acção aprovados e já iniciaram actividade umas há mais tempo do que outras. Nos dois que faltam, as equipas estão constituídas e no terreno mas a constituição formal depende da candidatura e do respectivo plano de acção”.
Este serviço deverá beneficiar cerca de 48 mil utentes na região transmontana.
Fonte Brigantia

Sem comentários: