quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bragança: centros de saúde vão manter atendimento nocturno

Ana Jorge garantiu, na passada segunda feira, que os centros de saúde do distrito irão manter o serviço de atendimento nocturno, à margem de uma visita ao helicóptero do INEM que serve população transmontana.
A representante do governo, esteve esta segunda-feira em Macedo de Cavaleiros, para visitar o helicóptero do INEM que entrou ao serviço no passado dia 1 de Abril.
Ana Jorge, refere que com este serviço foi criada uma resposta mais eficaz a toda a população de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Criamos com o helicóptero uma resposta que permite prestar cuidados de saúde de urgência e de emergência a quem precisa. Podemos diminuir as mortes e as consequências dos acidentes, porque uma intervenção mais precoce e de maior qualidade recupera vidas”, disse a responsável.
A ministra acrescentou ainda que é necessário continuar a apostar nos investimentos terrestres, porque esta alternativa serve a população, também, em dias de condições climatéricas adversas.
Pedro Gomes, presidente do INEM, referiu que o aluguer da aeronave vai custar ao Estado 1,6 milhões de euros por ano, para além dos salários da equipa, que é composta por um médico, um enfermeiro e dois pilotos.
O helicóptero sediado em Macedo de Cavaleiros, vai servir perto de meio milhão de pessoas dos distritos de Bragança, Vila Real, e norte da Guarda e Viseu.
Até à data o helicóptero já fez 13 acionamentos, o que resulta, em média, num levantamento por dia.
RBA

Sem comentários: