domingo, 18 de abril de 2010

Foto-Reportagem - Bomberos de Rionegro de Puente - Zamora

Recentemente o cbbraganca deslocou-se á localidade de RioNegro, em Espanha, perto de Benavente.
Á nossa chegada, qual nao foi a surpresa de encontrar-mos um simples e modesto quartel, implantado numa das principais saidas da localidade. A curiosidade levou nos a entrar e interpelar os "bomberos de RioNegro del Puente". Numa rapida apresentação passamos a conversas mais operacioanis, e apesar os bombeiros espanhois conhecerem um pouco a realidade portuguesa dos bombeiros da raia, nos acabamos por lhe satisafazer alguns duvidas e vice-versa. Mas quanto á podição destes bombeiros, ficamos a perceber que nada tem a ver connosco (bombeiros portugueses). Por assim dizer compreendem-se como bombeiros municipais, dependentes das "deputaciones" (o equivalente á Camara Municipal), entram por concurso publico e têm comando proprio nas sedes de zona.
Os alertas são dados por telemovel ao chefe de serviço e não têm operador de central.
Apenas fazem serviço em ambiente urbano e rodoviario. Não fazem emergencia pré-hospitalar.
A maioria das viaturas são mistas, ou seja, o pseudo VUCI é também adaptado a VSAT, VAME, e por ai adiante...
Os turnos são de 24 horas e apenas feitos por 3 bombeiros (as vezes 2, se algum estiver de férias) e apenas realizam cerca de 6 serviços por mês, prefazendo assim 36h semanais e 144h mensais... e isto tudo por 1500€ mensais!!!!
A area de Intervenção tem mais de 30km de raio, e podem ser chamados a qualquer área do "Ayuntamiento de Zamora" ou seja, distrito de Zamora.
Existem mais 3 bases de apoio que se situam em pontos como Zamora e mais 2 localidades.
Apenas possuem 3 viaturas e um barco e a formação dos seus bombeiros é bastante vasta.

Sem comentários: