quinta-feira, 22 de abril de 2010

Avaria no frigorífico em Mirandela estraga remédios

Uma avaria no frigorífico central da farmácia da unidade de saúde de Mirandela do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN)acabou por danificar a maioria dos medicamentos que estavam no interior, que necessitam de uma temperatura constante inferior a oito graus.

A avaria registou-se no passado sábado de manhã, apurou o JN, e como os dois técnicos especialistas daquela unidade não estão a fazer prevenção, desde o início de Março, foram chamados dois electricistas da unidade de Bragança, do mesmo CHN, para tentar resolver o problema.

No entanto, a situação só foi regularizada na segunda-feira de manhã, pelos técnicos da unidade de Mirandela quando iniciavam o seu horário laboral, confirma uma fonte hospitalar.

O procedimento acabou por ser simples, com o recurso a dois frigoríficos de reserva que foram colocados à disposição da farmácia para transferir os medicamentos. No entanto, a maioria deles já não estava em condições de ser fornecida ou ministrada aos doentes. O prejuízo deve rondar os 25 mil euros, garante a mesma fonte.

Confrontada com a situação, fonte do gabinete de comunicação da administração do CHNE confirma a avaria, mas apresenta uma versão diferente. "Os técnicos tomaram todas as medidas de prevenção na altura e transferiram os medicamentos para outros frigoríficos, sendo que alguns já denotavam estar alterados e foram retirados", avança.

A mesma fonte adianta que a responsável pela farmácia está a elaborar um relatório para avaliar a dimensão dos estragos e não confirma o valor dos prejuízo.

Outros casos

Este é mais um caso dos que têm vindo a acontecer no hospital de Mirandela, desde o início de Março, altura em que os técnicos informaram a administração que não aceitam fazer prevenção à noite e fim-de-semana, revoltados com a decisão unilateral de reduzir os suplementos nocturnos.
Há um mês, o JN denunciou que o laboratório de análises esteve sem energia eléctrica durante dez horas. Houve a necessidade de transportar para a unidade de Bragança várias análises para conhecer os resultados.

Sem comentários: