quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde assinalado com acções de sensibilização

A equipa de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães iniciou hoje uma série de acções que pretendem alertar a população para alguns problemas de saúde.

A enfermeira Sofia Morais explica que o dia de hoje é dedicado à protecção do meio ambiente, através da afixação de cartazes com dicas de poupança de energia.

“O tema de hoje é fazer pequenas alterações ao nosso dia a dia por forma a poupar o meio ambiente como é o caso da electricidade, água e papel que muitas vezes se gasta em exagero” refere.

Amanhã será abordado o tema da osteoporose e até há um rastreio gratuito para as mulheres em idade pós-menopausa. “A osteoporose é a causa de algumas fracturas essencialmente nas mulheres e vamos fazer rastreios com idades a partir da menopausa” avança.

Na sexta-feira, o dia será de luta contra o tabagismo. “Desde muito cedo que os adolescente começam a fumar e isso é um prejuízo não só para a própria saúde como também para o meio ambiente” afirma. Por isso também será feito um rastreio “e sensibilização para este problema, divulgando a consulta de cessação tabágica que está a ser pouco utilizada em Carrazeda” revela.

Tabagismo, osteoporose e protecção do meio ambiente, os três temas escolhidos pela equipa de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães, para acções de sensibilização à população.
Escrito por CIR

Por voltas das 14h realizou-se também um simulacro na Av. João da Cruz, onde foi simulado um duplo atropelamento, que mobilizou 2 ambulâncias dos Bombeiros de Bragança.

Sem comentários: