sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Área ardida no distrito duplica este Verão

Este ano ardeu praticamente o dobro de floresta e mato no distrito de Bragança, só nos meses de Verão. Desde Junho e até meados de Agosto foram dizimados mais 1800 hectares do que em igual período do ano passado.
 
Segundo os relatórios publicados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre Julho e Agosto seis fogos de grandes dimensões devastaram perto de quatro mil hectares no Nordeste Transmontano. O incêndio que destruiu mais mato e floresta registou-se no início do mês, em Campo de Víboras, no concelho de Vimioso. Mais de mil hectares foram consumidos pelas chamas.
 
Desde o início do ano, registaram-se no distrito 379 incêndios e 375 fogachos, enquanto no mesmo período do ano passado tinham sido registados, apenas, 367 ocorrências no total. Os números mostram que as ocorrências duplicaram do ano passado para este ano.
 
Aliás, Bragança e Guarda são mesmo os distritos onde se registaram mais incêndios do que fogachos.O mesmo acontece com a área ardida. Enquanto no ano passado arderam cerca de 3 mil hectares até meados de Agosto. Este ano, a área florestal que ardeu no distrito dispara para 10 mil hectares. Bragança é mesmo o segundo distrito do País com mais área ardida, aparecendo logo a seguir a Faro, no Algarve.
 
As altas temperaturas dos últimos dias levaram mesmo ao reforço dos meios aéreos no distrito. Desde a passada sexta-feira e até ao final do dia de ontem estiveram no distrito três meios aéreos de combate a incêndios.Segundo Fonte da Protecção Civil o helicóptero de ataque inicial já foi entretanto desmobilizado para outra zona do País.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: