segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Governo Cede. Bombeiros Satisfeitos Falam em Momento Histórico

Ministro Paulo Macedo voltou atrás na utilização de veículos simples para o transporte de doentes.

O Governo cedeu à principal reivindicação dos bombeiros e adiou o transporte de doentes através de veículos simples. O Ministério da Saúde conseguiu assim evitar as ameaças e paralisações da Liga.

O memorando de entendimento que, além da saúde, envolve também o Ministério da Administração Interna, foi assinado esta sexta-feira. Os bombeiros mostram-se agora satisfeitos e falam de um momento histórico.

De acordo com o documento, até Junho de 2015 não serão abertos concursos para viaturas simples. Está tudo suspenso até o grupo de trabalho que agora foi criado chegue a alguma conclusão.

Do grupo de trabalho fazem parte os Ministérios da Saúde, da Administração Interna e a Liga dos Bombeiros e só quando todos estiverem de acordo é que as viaturas simples, mais baratas para o Estado, começam a operar.

Apesar da cedência, Paulo Macedo garante que não desistiu do seu objectivo: “Não desistimos claramente da introdução deste tipo de viaturas, aliás pelo contrário. O que eu disse foi que iriamos analisar com os próprios bombeiros a possibilidade, o interesse e o tempo de adaptação para uma viatura para este tipo de mercado”, acrescentou.

O Ministério da Saúde sublinha que vai dar tempo aos bombeiros para que se adaptem às novas regras. O prazo pode chegar aos três anos, de acordo com o memorando de entendimento.


A “troika” não sabe de nada

Satisfeito com a nova fase que agora se inicia, o presidente da Liga dos Bombeiros diz que os cortes na despesa impostos pela “troika” não fazem sentido e até se propôs a dar uma lição a quem não sabe.

"É bom que isto também fique claro, porque a ‘troika’ não sabe destas coisas e devia também vir cá tirar um curso aos bombeiros que nós estaríamos disponíveis para lhe dar uma boa formação”, afirmou Jaime Soares.

O presidente da Liga dos Bombeiros volta à mesa das negociações com o Governo. O grupo de trabalho tem um mandato de dois meses. No final do prazo se verá qual é o discurso dos bombeiros e se a guerra com o Governo acabou.
Fonte: RR

Sem comentários: