quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Incêndio em Moldones Ameaça Aldeia Espanhola.

Simulação provisória de área afetada
Um incêndio deflagrou ontem ao inicio da tarde perto da aldeia de Moldones em Espanha. O incêndio teve origem numa maquina de corte de desbaste que se encontrava a operar no local, numa atividade de corte de pinho legalizada.

Durante a tarde e noite desenvolveu-se em varias frentes e sucessivos reacendimentos, queimando mato e pinhal, tendo queimado uma área de cerca de 400 ha.

No local estiveram cerca de 200 operacionais, entre sapadores florestais, bombeiros de Comunidade de San Vitero e forças policiais. Operaram com vários meios terrestres, contando com 9 maquinas de rastos que foram essenciais para circunscrever o perímetro do incêndio até meio da noite.

Foram ainda utilizados cerca de 5 meios aéreos, entre eles 3 helicópteros e 2 aviões anfíbios.

As frentes do incêndio chegaram direcionar-se para a aldeia de Moldones, tendo o comando do incêndio classificado este incêndio de nível II, escala que avalia a perigosidade dos incêndios em Espanha.

A coluna de fumo era visível em Portugal até cerca de 50 km de distância e chegou a dar impressão de se localizar em território português, mas as chamas ficaram ainda a uma distância de 1.5km da fronteira.
 Foto:José Marcelino in facebook
Foto:.Salete André

Sem comentários: