segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Combustão lenta causou incêndio

Um buraco de combustão lenta, feito para produzir carvão, terá estado na origem do grande incêndio que lavrou, durante 75 horas, nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, entre 18 e 22 de Julho. Por determinar está quem fez o buraco, situado numa zona de clareira, perto de Cachopo, Tavira.

A Polícia Judiciária, a quem compete a investigação, ainda não confirma qualquer conclusão, mas o CM sabe que a resposta surgiu após a análise realizada ao terreno, onde várias testemunhas garantem que as chamas tiveram início. No local foi encontrado o buraco e, ao lado, o monte de terra retirada para o criar.

Os buracos para combustão lenta são cheios com madeiras, raízes e restos de vegetação, sendo tapados com terra após se atear o fogo. Devido à falta de oxigénio, a combustão vai decorrendo devagar, criando carvão. É necessário, no entanto, vigiar o buraco, pois, à medida que o material vai ardendo, é preciso ir colocando terra por cima, de forma a impedir que entre demasiado oxigénio.

No buraco que deu origem ao incêndio, não terá sido tomada essa precaução e, quando o oxigénio chegou ao material em combustão, eclodiram as chamas, dando origem ao incêndio.

Além do relatório da PJ à causa das chamas, também é esperado o resultado do inquérito ao comando operacional e trabalho dos bombeiros no terreno, que o Governo exigiu até dia 10.
Fonte:CM

Sem comentários: