sexta-feira, 30 de julho de 2010

Faleceu o CMDT Henrique Godinho

Faleceu no dia 28, no Brasil, o Cmdt Carlos Henrique Godinho que era piloto de helicópteros. Henrique Godinho, operou muitos anos no distrito de Bragança no combate com aeronaves. Passou principalmente pelo extinto CMA de Macedo de Cavaleiros, CMA da Nogueira e CMA de Bornes.
O Cmdt Godinho, faleceu devido a cancro no estômago, doença que se agravou nos últimos 2 anos, que apesar de ter sido submetido a cirurgia, pelo menos em 2008. De nacionalidade Brasileira, não havia ano que no Verão o Cmdt Godinho não viesse para Portugal.

Em 2007 anunciou como sendo o ultimo ano a operar aeronaves em Portugal, mas mesmo assim, em 2008 não se conteve e voltou. 2009 também marcou presença, mas desconhece-se se chegou a fazer incêndios no território português.

No ano de 2007, no dia 30 de Setembro, bombeiros de Alfandega organizaram uma festa de despedida, visto ser o ultimo ano que pretendia trabalhar nos incêndios, e relembramos as palavras dele como que" Portugal é o meu segundo país e o que mais adoro" e "eu adoro o Norte.".

Respeitado por muitos e sobretudo amigo do Bombeiro, no seu peculiar à vontade relembra-mos uma celebre frase deste homem: "Fogo apagado, Bombeiro molhado"!

À família do Cmdt Godinho deixamos os sinceros e respeitosos pesâmes.

14 comentários:

Anónimo disse...

Grande piloto e uma grande pessoa..

Bons tempos aqueles de brigada aérea no ano de 2007..

Anónimo disse...

A primeira recordação que dele guardo data dos seis ou sete anos, e a partir daí, numa longa enfiada de vivências, foi companheiro, guia, mentor, sempre cuidadoso em nunca me tratar como criança ou adolescente, mas seu igual. Que em muitos aspectos o éramos. Ambos fanáticos da aviação e , do amor da história, do interesse pela familia, dele cedo aprendi que na vida e na sociedade é escassa a nitidez do preto e do branco, do bem e do mal.
Sabedor e experiente, com outras e bem fundadas perspectivas, ele via mais longe e sabia que pouco se consegue sem compromissos, enquanto que o jovem rebelde que eu era drasticamente os recusava.
Permitiu-me, talvez mais que a ninguém, partilhar da sua intimidade, do segredo dos seus amores.
A amizade, essa manteve-se numa correspondência que daria volumes e ele, avesso a deitar fora, deve ter arquivado entre a sua imensa papelada. Ao contrário do seu hábito, das muitas dezenas de cartas que me escreveu guardo apenas duas:

O mais, desde então, é uma longa e excepcional história que valeria a pena contar, mas não é para a praça pública.

O uso manda que dos mortos se enalteçam as virtudes e passem por alto os defeitos, mas na minha amizade por Carlos Godinho, não cabe a hipocrisia. Seria diminuí-lo dizê-lo superior ou único. Ninguém o é. Como todos nós teve qualidades, e como todos nós errou. Mas em muito se distinguiu do comum:
Foi a enterrar e com ele se enterra também muito de mim.

Artur Gordete, Anibal Gordete

Carlos Godinho disse...

Ao Corpo de Bombeiros de Bragança

Como pai do CMDT HENRIQUE GODINHO venho, comovido, agradecer a nota de seu falecimento e manifestações de pesar dessa entidade, bem como as palavras de amigos anônimos do CMDT, que também muito me comoveram e, particularmente, as de seus amigos Artur e Anibal Gordete. Meu filho realmente amava essa terra, como o demonstra o seu retorno a ela, apesar de ter pretendido deixar de operar aí a partir de 2007.
Carlos Godinho

Mayara disse...

Gostaria de agradecer, como filha, a homonagem feita ao meu pai!
Não sei muito o que dizer, acredito que ele tinha muitos amigos e hoje faz uma falta imensa.

Obrigada

Anónimo disse...

Reconhecidamente um excelente profissional, de temperamento marcante, deixou impresso em minha vida lembranças e aprendizados,,, Sem acreditar ou perceber contribui para o meu crescimento pessoal. Sempre estará vivo em meu coração.,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Anónimo disse...

Caros amigos e companheiros do combate às chamas. Sou Vitor, trabalho no GIPS da GNR e tive o prazer de trabalhar com o Cmdt. Carlos Godinho , na Pampilhosa da Serra em 2006. De facto, um homem sem igual. Fiquei "fã" dele e foi com choque que recebi a triste notícia. Quanto a 2009, o meu amigo operou em Portugal ainda sim. Mantive contacto frequente com ele nessa altura, já ele estava em fase mais débil. Dele vi as maiores peripécias como Homem, e as maiores atitudes como profissional. Que descanse em paz onde quer que esteja, pois como ele, poucos haverão! As minhas condolências à família e aos colegas de trabalho.

belmonteneto disse...

falar de um amigo de infançia como o carlos henrique 'godinho' ,é lembrar a alvorada das nossas vidas na distante 'BIRIGUI'naqueles tempos bucolica cidadesinha do interior paulista tão saudosa e marcada pela amizade e alegria deste sempre leal companheiro.foi com muita tristesa que todos nós ficamos sabendo da passagem deste querido amigo.[pedro marin belmonte]

Murillo Carmine Designer disse...

Na verdade antes de ser piloto de helicóptero, Godinho era motociclista e fizemos muitas proezas sobre duas rodas na cidade de Birigui. Nos anos 70 Godinho possuia uma moto Yamaha RD 350, chamada de "Viuva Negra". Na época sofreu um grave acidente quando perdeu o contrôle da moto e colidiu na traseira de uma Perua Kombi. O Fato ocorreu numa madrugada, por volta de 1 hora da manhã, quando andávamos pelas ruas de Birigui, curtindo a juventude. No momento eu estava presente mas não tive como socorrê-lo pois eu estava com outra moto. O resultado trágico do acidente foi um dos braços que se partiu em vários pontos e teve que ser operado delicadamente. No final ficou alguma sequêla ou braço torto, mas Godinho continuou pilotando as motos e fazendo outras proezas. Arrancadas, empinadas, zerinho e rampadas eram façanhas normais na época. Bons tempos. A ultima vez que encontrei o Godinho foi no Ibirapuera em São Paulo no ano de 1973 num encontro de motos. Que Deus o tenha. Considerações aos seus familiares.

Anónimo disse...

É com grande tristeza que tomo conhecimento da morte do querido "Carlâo", como aprendi a chamá-lo.
Foi um querido amigo, uma pessoa muito divertida e inquieta.
Gostaria de dizer aos seus familiares que sinto muito realmente. Já fazia alguns anos que não falava com o Carlão, mas sempre guardei boas lembranças dos bons momentos que tive com esse amigo, seja em Rio Claro, onde eu passei algumas férias e, através de amigos, o conheci, seja no Rio onde ele vinha esporadicamente e era sempre uma alegria encontrá-lo.
À família deixo os meus sinceros sentimentos.
Gabriela Vidal

Anónimo disse...

Que saudade que tenho desse amigo tao querido!!
Hoje ele completaria 58 anos!!
Parabéns meu grande amigo!!!

Anónimo disse...

Ele não soube, o quanto foi (e ainda o é) amado por mim.Só quem tem um amor ausente sabe da minha dor...

Anónimo disse...

De todos os presente que eu ganhei na vida (e, foram muitos) ele foi o melhor e o mais bonito....
Ele é o meu lindo...

Anónimo disse...

Faz tres anos da sua passagem, e,
ele continua muito vivo dentro do meu coração....
Simplesmente
Amor
Unico
Doloroso
Ardente
Distante
Eterno

Anónimo disse...

TE AMO!!!! TE AMO!!! TE AMO!!!!