quinta-feira, 8 de julho de 2010

Viatura do INEM inoperacional para homem que morreu debaixo de tractor

Um agricultor de 73 anos morreu, esta quarta-feira, devido a um acidente em que ficou debaixo de um tractor, em Vidoedo, Bragança. A falta de médicos nas viaturas de socorro do INEM terá feito com que não tivesse sido accionada a ajuda médica necessária, conta a TVI.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM estava inoperacional.
Para o local foi enviada uma ambulância dos bombeiros.

«Essa ambulância chegou via CODU, que também nos informou que a VMER estava inoperacional. Fizemos deslocar uma ambulância todo-o-terreno e um desencarcerador. Encontramos a vítima em paragem cardio-respiratória», contou José Fernandes, comandante dos bombeiros de Bragança.

Esta não seria, no entanto, uma situação aconselhada para helitransporte devido ao traumatismo que a vítima apresentava, mas existiam dois helicópteros disponíveis: um em Santa Comba Dão, outro no Porto.

A inoperacionalidade da VMER é consequência directa da falta de médicos. O INEM fez saber que durante o mês de Julho vai decorrer um programa de formação destinado a médicos, que já no mês de Agosto passam a estar disponíveis para preencher as escalas de toda a rede nacional de helicópteros de emergência médica.

A TVI revela também o caso da criança de 12 anos que morreu também esta quarta-feira num incêndio em Rio de Mouro, tendo a família ficado sem apoio psicológico devido à falta de pessoal no INEM.

Os bombeiros de Algueirão-Mem Martins garantem que tiveram a «preocupação» de accionar ajuda psicológica da própria corporação, uma vez que houve «falta de resposta» do INEM.

Uma falta de reposta que, em comunicado, o INEM justifica dado o incêndio ter acontecido de madrugada, fora do horário normal de trabalho dos psicólogos disponíveis: das 9h00 às 17h30.


Veja o video deste artigo em:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/inem-vmer-medicos-saude-tvi24/1176274-4071.html

Sem comentários: