terça-feira, 27 de julho de 2010

Protecção Civil apela para "tolerância zero" ao fogo em áreas florestais

A Protecção Civil acredita que tem condições para resolver a maioria dos 16 incêndios que lavram atualmente nas próximas horas e apelou para uma “tolerância zero ao fogo em áreas florestais.


Não fazer fogo de qualquer espécie, não fumar, não fazer queimadas, não lançar foguetes, detalhou, em declarações à Lusa, a adjunta nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

A floresta só com o calor não arde, frisou Patrícia Gaspar, considerando que o número de incêndios que se tem registado nos últimos dias são muitos e o dispositivo começa a ter alguma dificuldade em responder.

Se conseguirmos reduzir o número de ocorrências, o dispositivo continuará a responder com toda a eficácia como tem vindo a acontecer até agora, salientou. Num breve balanço, a responsável da ANPC declarou que todos os 16 incêndios ativos às 7:20 estavam a ser acompanhados e que não era possível “destacar uma situação em termos de maior preocupação.

Embora “as condições meteorológicas não favoreçam o combate aos incêndios, devido ao tempo seco, Patrícia Gaspar acredita que “com todos os esforços no terreno” haverá condições de resolver a maioria destas situações nas próximas horas .

Dezasseis incêndios estavam ativos em Portugal cerca das 07:00 de hoje, nos distritos de Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Guarda, Porto, Viseu e Setúbal, mobilizando mais de 1200 efetivos, segundo ANPC.

fonte:Lusa
Foto:PFerro


Sem comentários: