quinta-feira, 15 de julho de 2010

Helicópteros do INEM custam 5652 euros por cada hora de voo

Cada hora de voo dos três helicópteros ao serviço do INEM em Macedo de Cavaleiros, Santa Comba Dão e Loulé custou, no último trimestre, 5652 euros ao Ministério da Saúde. Em três meses de serviço, a factura foi 1,3 milhões euros, segundo a Helisul, empresa que aluga estes meios.
Segundo Luís Tavares, director comercial da Helisul, nesses três meses, os três aparelhos voaram 230 horas. Mas o seu custo não se limita à hora de voo. O contrato prevê um pagamento fixo pela disponibilidade de pilotos e técnicos de assistência e dos helicópteros, voando ou não. Ascendeu, para cada um deles, a 433 333 euros.

Recorde-se que o Ministério previu um orçamento de 16 milhões de euros para estes meios, entre Abril passado e 31 de Dezembro de 2011. Os helicópteros foram prometidos em 2007, pelo então ministo Correia de Campos, como contrapartida ao fecho de urgências hospitalares e de serviços de atendimento permanente em centros de saúde.

Ouvido pela Lusa, o presidente do INEM assegurou que a relação custo-benefício do serviço é “avaliada a todo o tempo”, para “permitir uma gestão adequada e consciente dos recursos disponíveis para prosseguir os fins” do instituto. Mas, para já, “é ainda muito cedo” para tirar conclusões.

Segundo a Helisul, os aparelhos de Santa Comba e Macedo são os que mais voam, tendo registado “muitas saídas”. Além destes três meios aéreos, o INEM tem ainda dois helicópteros, um em Lisboa e outro no Porto, mas de maior dimensão.

2 comentários:

LuísRock disse...

não sei quanto custa uma vida, daí que esses milhões de que falam, para mim são tretas. os transmontanos ( e as populações do interior ) pagaram tempo demais o facto de estarem isolados e completamente à margem da realidade vivida nos grandes centros, daí que ponho sérias dúvidas acerca desta discussão... o grande problema foi ter-se falado no encerramento dos helis de Lisboa e do Porto...

davide costa disse...

Bem falado Rock. Que lhes acontecesse a cada um desses senhores que mandam o que me aconteceu a mim e queria ver se pensavam nos supostos milhões de euros de manutenção de cada um desses helicópteros. Eles falam assim porque ou estão no Porto ou estão em Lisboa o resto do pais para eles não conta.