sexta-feira, 9 de julho de 2010

Calor: Sete distritos em aviso amarelo por temperaturas altas, Bragança com alerta de efeitos na saúde

Sete distritos do interior estão hoje sob o aviso amarelo do Instituto de Meteorologia (IM) devido a temperaturas elevadas, embora os efeitos do calor sobre a saúde motivem o alerta amarelo apenas para o distrito de Bragança.

Bragança está também sob aviso amarelo do IM, bem como os distritos de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

As temperaturas máximas previstas pelo IM para estes distritos são de 34 graus Celsius para Vila Real, Bragança e Portalegre, 31º para a Guarda e 36º para Castelo Branco, Évora e Beja.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio os concelhos de Mogadouro, no distrito de Bragança, e de S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo" e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quinta feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) baixou de amarelo para azul o nível de alerta para perigo de incêndios florestais, em todos os distritos, devido à descida das temperaturas que se verificou nos últimos dois dias.

Sem comentários: