sexta-feira, 9 de julho de 2010

Crise reduz subsídios municipais atribuídos a associações

A crise levou a câmara de Bragança a diminuir a ajuda a várias instituições do concelho.

Ontem foram assinados 20 protocolos com diversas entidades, desde associações humanitárias de bombeiros a associações culturais e recreativas, com um valor total de 210 mil euros.

O presidente de câmara de Bragança confessa que tem sido necessário diminuir às verbas de algumas associações.

Temos estado a baixado os apoios financeiros e exigir um rigor de gestão muito mais apurado às associações” confessa Jorge Nunes, acrescentando que “os recursos financeiros da câmara não são fáceis de obter e também não é fácil a câmara distribui-los, fá-lo com regras, exigência e rigor”.

No entanto, Jorge Nunes salienta a importância destas verbas para as instituições da região.

São verbas absolutamente indispensáveis para assegurar o funcionamento de algumas instituições designadamente no âmbito da protecção civil.

Nos bombeiros, a câmara suporta todos os encargos com seguros de pessoas e da frota automóvel para além de outro tipo de apoios como é caso da aquisição de equipamento” adianta o autarca.

As associações humanitárias dos bombeiros de Bragança e Izeda levam o maior quinhão dos 210 mil euros distribuídos ontem.

Para Bragança vão 115 mil euros e 44 600 para Izeda.

Dinheiro que permite o pagamento de alguns salários e fazer face a outros compromissos já assumido.

No ano passado a autarquia atribui-nos 10 mil euros para obras, este ano dá-nos 20 mil, para a aquisição do auto-tanque explica Rui Correia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

O dinheiro deste protocolo é para pagar à equipa que mantém a central de comunicações do quartel a funcionar durante 24 horas. Sem esta verba não era possível e mesmo assim não chega salienta João Lima da corporação de Izeda.

A crise a fazer diminuir a comparticipação da câmara de Bragança às instituições do concelho.
Escrito por Brigantia
Foto: Bruno Filena

Sem comentários: