quinta-feira, 8 de julho de 2010

Calor intenso em Trás-os-Montes

O aviso amarelo é o segundo menor numa escala de quatro e indica «situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica».

Quanto aos efeitos das temperaturas elevadas sobre a saúde, a Direcção Geral da Saúde (DGS) tem sob alerta amarelo 13 distritos: Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

O alerta amarelo da DGS, o segundo menor numa escala de três, indica que, devido às temperaturas elevadas, que se têm vindo a sentir desde o início da semana, se podem fazer sentir alguns efeitos sobre a saúde da população.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Para o dia de hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos muito nublado no norte e centro do país, onde há condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas.

Relativamente ao índice Ultravioleta (UV), o IM tem hoje sob risco muito alto, o segundo mais grave numa escala de cinco níveis, as regiões de Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo.

A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, alerta o IM.
Lusa / SOL
Foto:P.Ferro

Sem comentários: