quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Consumo de frutose pode aumentar a probabilidade de diabetes

As pessoas que lutam para controlar a diabetes ou querem prevenir-se da doença devem-se preocupar com um inimigo pouco comentado: a frutose. A presença desse açucar em quantidades maciças na alimentação ocidental certamente faz parte dos principais factores que contribuem para os aumentos dos casos de diabetes que vemos nas últimas décadas. O pior é que poucos sabem quais alimentos contém frutose.

O açúcar de mesa é 50% frutose e 50% glicose, sendo que os dois açúcares são metabolizados de forma diferente pelo nosso corpo. Praticamente todas as células do seu corpo são designadas para usar glicose como energia, especialmente as células cerebrais. Já a frutose é degrada em uma variedade de toxinas que podem promover efeitos devastadores na saúde, como:

-não estimula o aumento da leptina, hormona responsável pela sensação de saciedade.

- aumenta os níveis de insulina e triglicéridos no sangue, o que causará alteração na comunicação entre leptina e o hipotálamo, havendo então predisposição para comer mais.

- frutose não suprime Ghrelina, como o açúcar faz. Ghrelina é a hormona da fome, fazendo com que se consuma mais alimentos.

Como todos esses factores aumentam a tendência de ganho de peso, que está directamente ligado ao maior risco de diabetes, podemos afirmar que o consumo de frutose está ligado com a doença.

Portanto limite o consumo de frutose, e isso inclui alimentos refinados, refrigerantes e frutas. Nesse último grupo, no entanto, é importante lembrar que o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sumos de laranja por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de vitamina. Do outro lado da tabela encontramos os sumos de pera e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C.
Fonte: Minha Vida

Sem comentários: