sábado, 10 de dezembro de 2011

NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA - O Enfarte Não Pode Esperar!

Apenas 29% das pessoas com sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) acciona o Número Europeu de Emergência - 112. Este é o resultado preliminar de um estudo realizado pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) junto dos centros hospitalares nacionais que realizam tratamento deste tipo de patologia e que vai agora lançar a campanha de sensibilização "NÃO PERCA TEMPO, SALVE UMA VIDA".

A APIC, membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), acaba de aderir a um programa europeu que visa reduzir a mortalidade por EAM, melhorando o acesso dos doentes às terapêuticas mais adequadas. Segundo Hélder Pereira, Presidente da APIC e Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta, no âmbito do programa europeu a que aderimos, realizámos recentemente um estudo preliminar aos principais centros hospitalares nacionais que realizam tratamento do EAM, chamado "Momento Zero", através do qual se constatou que apenas 29% das pessoas com sintomas de EAM contacta o 112.

Esta conclusão permite perceber que a maioria dos doentes que sofre EAM se desloca ao Hospital pelos seus próprios meios, facto que pode representar um aumento da mortalidade já que, em caso de enfarte, "todos os minutos contam para salvar uma vida".

Saiba mais em: http://www.inem.pt/

Sem comentários: