quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Manual Ajuda Bombeiros em Caso de Encarceramento

Os condutores têm a partir desta quarta-feira disponível uma espécie de manual de instruções para cada modelo de carro, que ajuda os bombeiros em caso de acidente com encarceramento.

A ficha de segurança é gratuita e está disponível no site do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Pode ser descarregada e deve ser colocada por cima do volante para ajudar os bombeiros a perceber onde é que cada carro tem, por exemplo, a estrutura reforçada.

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, explicou à TSF que esta campanha tem o apoio do Governo.

Carlos Barbosa defendeu que em caso de acidente todos os segundos contam.

Para mostrar as potencialidades deste manual, está marcado para esta quarta-feira um simulacro de acidente rodoviário.
Fonte: TSF

Ficha de segurança
Uma das grandes dificuldades com que as equipas de socorro de deparam frequentemente em ações de desencarceramento é a dificuldade em saber onde “cortar” a viatura.

Os 10 minutos necessários até há pouco tempo atrás para abrir um automóvel e retirar um ferido são agora muitos mais com os automóveis de última geração, já que é preciso ter muita informação para o poder fazer de forma segura: onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível utiliza a viatura, quais os melhores pontos de corte da carroceria.

O tempo é de ouro quando se trata de resgatar um ferido grave encarcerado num automóvel. Uns minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Descarregar a ficha de segurança:


Colocar a ficha no veículo
Deve colar o autocolante identificativo no vidro do seu automóvel e colocar a ficha de segurança dobrada em 3 na pala do do condutor.


Dirija-se a uma delegação ACP para levantar o seu autocolante grátis!

Sem comentários: