sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Protecção Civil pagou mais de 10 milhões de euros de despesas a bombeiros

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) pagou hoje mais de dez milhões de euros às corporações de bombeiros e associações humanitárias, tendo sido liquidadas «todas as despesas extraordinárias com incêndios florestais» de 2011, informou hoje a instituição.

Depois do reforço orçamental da ANPC, autorizado pelo secretário de Estado do Orçamento na última semana, procedeu-se ao pagamento de 10.563.429 euros de despesas.

Deste montante, 99 por cento (10.446.180 euros) destinaram-se a corpos de bombeiros «e são referentes a despesas extraordinárias com incêndios florestais (...) grupos de reforço de incêndios florestais, Alertas Amarelos, contratos de desenvolvimento, salários perdidos de formação, propinas, entre outras», informa a ANPC.

Na nota, a ANPC informa ainda que foi transferida a prestação de Dezembro do Plano Permanente de Cooperação com as Associações Humanitárias de Bombeiros.

Com o pagamento efectuado hoje, o valor pago este ano pela ANPC ascende aos 20.633.369,16 euros, 502.685 dos quais foram atribuídos à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e destinado ao Fundo Social do Bombeiro.

Na terça-feira, a LBP tinha afirmado que as despesas de 8,5 milhões de euros efectuadas pelos bombeiros durante o período especial de combate a incêndios florestais seriam pagas até ao final da semana, uma informação que tinha sido dada à instituição pela ANPC.

Segundo a Liga, os pagamentos aos bombeiros, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF), incluem os gastos com os combustíveis, no valor de 2,3 milhões de euros, e as despesas extraordinárias, de 6,2 milhões de euros.

A época mais crítica em incêndios florestais concentra-se entre Julho e Setembro, mas este ano o Governo reforçou até final de Outubro o dispositivo de combate a incêndios florestais.
Lusa/SOL

3 comentários:

Carlos Pinheiro disse...

Pagou porque devia. Não fez nenhum favor. Favor fizeram os Bombeiros terem estado tanto tempo à espera do dinheiro que adiantaram ao Estado eu seu nome para fazerem o socorro que no final de contas compete ao Estado. Noticias destas não têm razão de ser sem uma queixa pelo atrazo. Os Bombeiros têm de deixar de ser uns coitadinhos. Vejam lá o que o ministro disse ontem dos bombeiros. E os bombeiros não dizem nada de quem os trata mal?

Carlos Pinheiro disse...

Abrem isto a cmentários e não os publicam porquê?

Unknown disse...

Caro Carlos Pinheiro, todos os posts estão abertos a comentários.
Apenas fazemos uma pequena moderação, devido a, por vezes, aparecerem comentários menos dignos de publicação, e logo ser necessário aprovação antes da publicação.
Pedimos desculpa pela demora na aceitação, mas assim tem de ser.
Com os melhores cumprimentos
A Administração