sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bombeiros reclamam postos avançados do INEM nos quartéis das sedes de concelho

(Para que haja melhor compreensão das pretensões do Sr. Presidente da FBDB, aqui ficam mais declarações no contexto da noticia ja postada.)

O recém-eleito presidente da Federação Distrital do Bombeiros de Bragança (FDBB) reclama a colocação de postos avançados do INEM nas 12 cooperações de do distrito instalas das sedes de concelho.

"Com a colocação de postos avançados do INEM teríamos mais uma arma ao nosso dispor para poder socorrer com mais eficácia situações de casos urgentes e transportar os doentes com maior rapidez para as unidades de saúde", disse hoje à Lusa Diamantino Lopes.

Segundo o responsável, a colocação nos corpos de bombeiros de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) seria mais "eficaz"e traria mais segurança às populações.

"Não tem sido fácil o diálogo com o INEM nesta matéria e colocação deste tipo de ambulâncias não foi a mais adequada no distrito de Bragança, até porque se poderia ter aproveitado algum equipamento já existente nos quartéis de bombeiros e ao mesmo tempo uma aposta clara na formação de recursos humanos enquanto as instalações existentes servirem de base às ambulâncias", destacou o dirigente.

Por outro lado e no que diz respeito ao transportes de doentes não urgentes já que houve uma redução " drástica" nestes serviço que afetou "seriamente" a finanças dos cooperações de bombeiros do distrito de Bragança.

"O transporte de doentes não urgentes é um problema complicado para os bombeiros, em média as corporações perderam cerca de 50 por cento das suas receitas enquanto mantêm os postos de trabalho e os meio de transporte alocados a este tipo de serviço", acrescentou Diamantino Lopes.

No sentido de minimizar os custos e obter receitas, o novo dirigente da FDBB avançou que os bombeiros estariam disponíveis para fazer o transporte dos alunos em alguns concelhos, em acordo com as autarquias, e mesmo tempo sensibilizar as câmaras a cobrarem uma taxa a incluir no recibo da água que seria canalizada para as finanças dos bombeiros do distrito de Bragança.

4 comentários:

Anónimo disse...

não me levem a mal, mas concordo que sejam colocados os postos, além do mais vai beneficiar alguns enfermeiros que neste momento estejam desempregados, e provavelmente abram novos concursos para o INEM e serão mais uma dúzia deles empregados como futuros TAE's...
Desculpem mas eu concordo com o INEM, não estou a falar mal do pré-socorro dos bombeiros que existem muitos profissionais TAS (alguns), mas nesta altura o INEM é visto lá em cima enquanto os "pobres" bombeiros são vistos só como "apaga fogo"...Pelo que vejo e ouço dia-a-dia...
Resumindo e concluindo, concordo e espero que seja para breve

dragoum ;-) disse...

E continuo eu a dizer que nestas palavras vejo muita confusão. :s Postos avançados do INEM nos 12 CB's do distrito sedes de concelho! Mas o que são postos avançados do INEM? O Sr. Presidente da FBDB quer com isto criar uma nova figura no sistema operacional do INEM? Ou queria dizer os PEM's e Reservas do INEM que JÁ existem em todos os CB's do distrito?! Ou então colocar SIV's nos CB's? Mas com que tripulação? Um TAE e um Enfermeiro do INEM, ou um TAS e um Enfermeiro do corpo activo dos Bombeiros com mais uma ABSC oferecida pelo INEM? Mas o que é isto? O que é que se está a discutir/pedir aqui? Entristece-me tudo isto, muda o disco e toca o mesmo, com todo o respeito que as pessoas me merecem, mas só devemos falar daquilo que sabemos, e infelizmente parece-me que os Bombeiros do Distrito de Bragança continuam a não ter uma VOZ CAPAZ e CONHECEDORA da realidade dos Bombeiros. Eu como não sei tocar instrumentos não vou pra músico, certo?! Necessidade de protagonismo, que só demonstra uma grande falta de conhecimento da realidade dos Bombeiros.Será que "eu é que sou o burro"? Não percebo a sério. Desculpem-me por este "desabafo" mas foi mais forte do que eu, e atenção que fique claro, que nada tenho contra o novo Presidente da FBDB. Sou apenas um Bombeiro Voluntário que gostava que alguém defendesse a nossa classe, se é que ainda existe!!!

Aproveito para desejar um Bom Ano de 2012 a todos os colegas, leitores do Blogue, e à administração do Blogue pelo excelente trabalho que tem desenvolvido. Parabéns Paulo por um dia decidires criar este blogue.

LuísRock disse...

Caros, julgo que a federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança se deveria preocupar com problemas reais, como por exemplo as ambulâncias de socorro andarem SEMPRE com dois elementos ou 3 e com elementos DEVIDAMENTE acreditados com o TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro). Infelizmente as prioridades são outras... lamento discursos demagógicos e a falta de conhecimento de leis as quais os senhores diretores dos Corpos de Bombeiros deveriam ter presentes... a saber;
Despacho n.º 14898/2011 de 3 de Novembro de 2011...
a Portaria n.º 1147/2001 de 28 de Setembro de 2001 e as alterações presentes nas portarias portarias n.ºs 1301-A/2002 de 28 de Setembro e 402/2007 de 10 de Abril.
Não andem a inventar, já está tudo inventado e deve ser cumprido!
Melhores cumprimentos;

Unknown disse...

Dragoum aproveito para agradeçer e retribuir os vossos votos.
Um abraço.