terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bombeiros: Carne Para Canhão

Está algum incêndio do ano passado por apagar?

Alguém vê por ai alguma coluna de fumo ou alguma percentagem de eficácia que tenha faltado aos Bombeiros Portugueses?

Depois de uma visita pela página da ANPC no separador dos incêndios florestais activos vejo que não, está tudo apagado, "extinto" como se diz na linguagem operacional e já dispensados de vigilância, diria mesmo: Assunto arrumado.

Que corra a tinta nos jornais, que role cabeças, que se apure os culpados e as contas, principalmente que se prenda os incendiários.
Que se venha dizer: "Não devemos nada às corporações de bombeiros!", num jeito altruísta e até "separatista", não no verdadeiro sentido da palavra mas numa intenção de separar as águas, criar um distanciamento de outros movimentos.
A ribalta das televisões, rádios e jornais é um dos grandes meios de mover a opinião pública em vários sentidos, há até quem acuse a imprensa de ser a causa da crise. No verão, gosto tanto de ver brilhar as estrelas do mundo do combate a incêndios tentando espelhar a alma cansada, suada e suja dos combatentes.

Como eu gosto de os ver na fotografia ao lado daqueles que sofrem na sua pele e na alma os ataques à integridade física, provocadas pelas ocorrências dos incêndios florestais.

O ano 2012, infelizmente, e à semelhança de outros anteriores, deixou marcas humanas muito pesadas e de um valor incalculável. Muitos ainda se batem pela recuperação das mazelas que o combate lhes deixou, outros, tragicamente, ainda choram a perda dos seus entes queridos, soldados da paz que já não voltam ao activo, já não voltam às suas famílias e não voltarão a sorrir de farda vestida. Nada mais por eles a fazer a não ser lamentar, homenagear e aprender com os seus exemplos. Vê-los como heróis, como referências.
Mas e os que ainda recuperam das mazelas? Aqueles que ainda não trabalham por estarem a recuperar de lesões? Que faltam às suas obrigações de pai, de mãe, de filho ou simplesmente de membro do agregado familiar e financeiro? Aqueles a quem as dores ainda não deixaram meses depois do incêndios extintos?
Vamos fazer-nos esquecidos sobre esta rapaziada de soldados de ouro?
Alguém lá para os lados de Carnaxide se lembrou nestes últimos tempos de os procurar? Saber se era preciso alguma coisa, se estão recuperados ou se pelo menos podem ser "carne para canhão" para a próxima época de incêndios?
Já está tudo apagado? Foi embora a imprensa porque já não vende?
2013 e a época de incêndios irá começar dentro de meses, dentro dos conceitos que vimos ultimamente, mas espero sinceramente menos mortífera e mutiladora de corpos e almas que o ano transacto. Cabe-nos a nós o factor segurança mas nem sempre todos os cuidados são os suficientes. O perigo espreita a cada esquina.
Heróis de Lourosa que ainda
recuperam.
Valha a quem precisa de apoio das mazelas dos incêndios, o calor positivo e o carinho dos seus colegas, amigos, comando e direcções porque para os lados de Carnaxide o problema está resolvido: "Incêndio Apagado, Extinto!".
Que gente é esta que corre para apagar os incêndios sabendo que a sua vida vale pouco mais do que carne para canhão?

Vida-por-vida, algo inexplicável mesmo, uma motivação surreal que faz esquecer tudo isto, menos as mazelas que ficam para a vida, que condicionam a mobilidade, a psicologia e os nossos comportamentos.


Eventos traumáticos como classificam os técnicos, para classificar aquele que guardará para sempre na sua memória as marcas físicas e psicológicas dos incêndios que apagamos.

Que recuperem depressa!

Sem comentários: