quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tudo parado no Nordeste Transmontano. Proteção Civil de Bragança apela à colaboração dos cidadãos

Há estradas cortadas e outras condicionadas, devido à neve e ao gelo que se formou durante a noite e madrugada.Segundo a informação avançada esta manhã pelo Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança está cortada ao trânsito a Estrada Nacional 315, que dá acesso a Alfândega da Fé, mais precisamente entre o Alto do Mouco e Sambade.
 
Em Vinhais as escolas encerraram, devido aos problemas de circulação que se verificam nas estradas do concelho.
 
No concelho de Bragança o gelo e a neve acumulada também estão a condicionar a circulação no meio rural. Por isso, hoje os transportes públicos não saíram para as aldeias.
 
O vice-presidente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro, dá conta dos pontos do concelho onde é mais complicado circular.“Os acessos à aldeia de Montesinho, Soutelo, Terroso. Na serra da Nogueira, a zona de Formil, Castrelos, Conlelas. Também os acessos a Fontes e as aldeias de Rebordainhos e Pombares, Sortes. Todas aquelas aldeias situadas junto à serra da Nogueira, onde estava há pouco tempo a nevar”, realça o autarca.
 
Na cidade também há ruas condicionadas nalguns bairros da periferia, tendo sido já intervencionadas as principais ruas e passeios do centro da cidade. As escolas da cidade também vão abrir as portas. Os serviços municipais de Protecção Civil estão no terreno desde as seis da manhã e desde ontem já foram espalhadas 15 toneladas de sal.
 
De acordo com as informações avançadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda poderá nevar hoje nalguns pontos do distrito de Bragança. Há previsões de queda de neve acima dos 600 metros de altitude, subindo a quota para os 1200/1400 metros a partir da tarde.
 
A queda de neve que se fez sentir ontem ao final do dia e durante a noite passada acabou por se repercurtir na normalidade do dia de hoje.Muitas pessoas não se puderam deslocar devido ao gelo e à perigosidade com que algumas rodovias se apresentam, pelo que milhares de pessoas ficaram em casa, sem a possibilidade de se deslocarem para o seu local de trabalho ou, no caso dos alunos, para as escolas.

No caso de Bragança, por exemplo, as principais artérias (ruas e passeios) da cidade, englobando o Centro Histórico e todos os locais críticos, foram já intervencionadas, num total de 40 km.

Até ao final da manhã espera-se ter as melhores condições de circulação para os Munícipes.

Relativamente ao meio rural está previsto a deslocação dos meios durante a parte da manhã, informa um comunicado da Protecção Civil Municipal

Todos os meios humanos e materiais disponíveis estão a ser mobilizados pela proteção Civil da cidade de Bragança , verificando-se neste momento uma intensa colaboração com os Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e Cespa no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade de Bragança quer no meio rural.

A Proteção Civil faz ainda um apelo a todos os cidadão no sentido prestarem a sua contribuição pessoal na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios, de forma a que seja garantida, no mais curo espaço de tempo, o regresso à normalidade.
 
Aqui ficam algumas fotos desde a madrugada do dia 22 até ao final do dia.
 
 



  E nem astronautas se viram...

Sem comentários: