sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Previsão Meteoiberia.com- Especial - Chuva, Neve acima 800/700m e Frio de 12 até 15 Janeiro 2013

Na sequência do mail anterior onde alertavamos para a vinda do frio a partir do Dia 12, no entanto a mesma não irá ser tão intensa quanto se esperava, mas mesmo assim vamos senti-lo bem e ter uns dias bem frios, com da Neve para as terras Altas e médias a Norte e geadas intensas. Para a europa e o nossos vizinhos espanhóis será um baquete branco mas que irá causar muitos transtornos.
Contudo dada a sinóptica estar extremamente volátil, isto é, está a mudar imenso a 72h, fazendo com que seja muito dificil prever quaisquer conjunturas a mais de 3 dias com a fiabilidade necessária.

Por isso mesmo  segue a previsão para as próximas 96h, assim parece mesmo que finalmente o Frio vai chegar e afectar mais as regiões do Norte e Centro, em especial o Nordeste transmontano. primeiro virá a chuva a partir de logo á noite.

Depois, o pósfrontal irá afectar com aguaceiros e trovoadas, sendo que parece quase certo a queda de neve a partir de Sábado á tarde acima dos 1000m mas, baixando rapidamente de cota para os 800m e quem sabe mais baixo (600m)  ao principio da noite madrugada de Domingo, caso exista precipitação. As acumulações poderão rondar os 10-15cm no NE mas, localmente já sabem que as coisas podem ser diferentes...

Quanto à região Sul poderão ver alguns aguaceiros fracos mas sem grande significado, e passarão a boas abertas.
As temperaturas mínimas no Norte e Centro situar-se-ão entre os -2º e 4ºC e as máximas entre 04 e 11, ao passo que no Sul poderão situar-se na fasquia entre os -1º e 7ºC e 08 e 13 e  isto a partir de amanhã, sendo que nos dias 14 e 15 um forte acentuado arrefecimento nocturno possa descer as temperaturas até -5/-6ºC no NE transmontano até dia 15 janeiro 2013.

Aqui meteograma para Vila Real
http://wxweb.meteostar.co...sample_C.shtml?text=LPVR/

Bragança
http://wxweb.meteostar.co...sample_C.shtml?text=LPBG/

Porto- no distrito é abrangido por várias serras acima dos 600m e vai até ao Marão não se esqueçam
http://wxweb.meteostar.co...sample_C.shtml?text=LPPR/
 As acumulações poderão rondar os 10-15cm no NE mas, localmente já sabem que as coisas podem ser diferentes... 

 
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: