terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Primeira neve do ano com constrangimentos no trânsito em Bragança

A primeira neve deste inverno no norte do distrito de Bragança está a cair desde a madrugada de hoje, com constrangimentos em algumas estradas da região como o corte da nacional 315, em Alfândega da Fé.
O balanço foi feito à Lusa pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, que regista mais quatro estradas condicionadas em zonas de serra, mas que permanecem abertas ao trânsito, ao mesmo tempo que estão a ser intervencionadas com limpa neves e espalhadores de sal.
Já as principais vias do Nordeste Transmontano, concretamente o IP4, IC5 e IP2 estão operacionais, sem qualquer constrangimento, segundo a fonte.
 
 
Os pontos mais críticos para a circulação automóvel são a nacional 103, entre Vinhais e Rebordelo, as estadas 308, entre Bragança e Dine, e 316, entre o Zoio e Ousilhão, ambas na Serra da Nogueira, e a 201, no Alto da Serra da Luz, entre Cicouro e Ifanes, no concelho de Miranda do Douro.
 
 
A queda de neve tem ocorrido a norte do distrito, nos concelhos de Bragança, Vinhais, Alfândega da Fé e, com menor intensidade, Miranda do Douro, de acordo com informação do CDOS.
 
 
A nacional 315, em Alfândega da Fé, na zona da Serra de Bornes, é sempre das primeiras a ser afetada neste cenário, sobretudo devido à acumulação de gelo, especificou o comando distrital, indicando que foi a causa do corte que se verifica no troço entre Sambade e Alfândega da Fé.
 
 
Segundo ainda o CDOS, encontram-se no terreno, em diversos pontos da região, dois limpa-neves da Estradas de Portugal, outros dois da Autoestradas XXI, a concessionária do IP4/Autoestrada Transmontana, mais quatro da Ascendi, a concessionária do IP2 e IC5.
 
 
O distrito conta ainda com mais dois limpa-neves das corporações de bombeiros de Bragança e Macedo de Cavaleiros e a intervenção dos meios dos serviços municipais de Proteção Civil.
A manhã de hoje tem sido marcada por momentos de queda de neve com alguma intensidade, mas o manto branco só ainda é visível em pontos mais altos e ainda não conseguiu acumular-se dentro da cidade de Bragança.
 
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve para todo o dia de hoje na região de Bragança e temperaturas mínima e máxima muito próximas, de um e quatro graus positivos, respetivamente.
 
 
A partir de quarta-feira, as previsões meteorológicas apontam para uma subida gradual da temperatura máxima, com chuva.
Fonte:RTP

Sem comentários: