segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Neve a cotas baixas/médias (21/22 Janeiro)

Após o tempestuoso Sábado passado, iremos assistir a um início de semana interessante para os amantes da neve, principalmente os do Norte e Centro do país, que poderão ver neve em muitos locais acima dos 400 metros, ou eventualmente menos.

Cidades como Bragança e Guarda poderão assistir a um nevão significativo, sendo que outras cidades um pouco menos habituadas a este cenário branco, como Viseu, Chaves ou Vila Real também poderão ser contempladas.

Tudo isto se deve à presença de um centro depressionário no Atlântico Norte que originará um importante fluxo polar marítimo de noroeste, sobre a Península Ibérica.
 
 
Temperatura aos 500hPa, GFS, que mostra a imponente incursão de ar frio para sul
Deste modo, prevê-se tempo húmido e frio, com a possibilidade elevada de queda de neve a cotas médias-baixas nas regiões do Norte e Centro, principalmente na próxima terça-feira, dia 22.

Assim, no dia de amanhã, 2ª feira, preveem-se alguns aguaceiros esporádicos no Norte, que poderão ser de neve a cotas médias. No fim do dia de 2ª feira chegará nova frente atlântica, que originará precipitações mais fortes em todo o país durante a madrugada de 3ª feira, que serão de neve acima dos 600/800 metros no interior Norte e Centro.

Na 3ª feira, as temperaturas descerão ainda mais, sendo de esperar aguaceiros pontualmente fortes acompanhados de granizo e trovoada, com especial ênfase no Norte do país e litoral Centro, mas afetando todas as regiões. Neste dia as cotas de neve serão baixas, devendo ser inferiores a 400/500 metros no Norte e Interior Centro do País.
David/Vince

Sem comentários: