sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Queda de avioneta faz um ferido ligeiro


Uma avioneta despenhou-se, esta manhã, após descolar do aeródromo de Mirandela, provocando ferimentos ligeiros ao piloto e único ocupante do ultra leve, um homem de nacionalidade espanhola de 58 anos.


A avioneta acabou por cair a escassos metros da EN15, nas imediações do aeródromo.

“Descolou do aeródromo, andou cerca de 300 metros e acabou por se despenhar” resume o Tenente Joni Ferreira, comandante do destacamento territorial da GNR de Mirandela.


O piloto espanhol participava na Volta Ibérica em Ultraleves que fazia a ligação entre Léon (Espanha) e Viseu quando solicitou ao aeródromo de Mirandela a autorização para reabastecer, o que aconteceu cerca das 11 da manhã.


Meia hora depois, quando se descolava com destino a Viseu, aconteceu o acidente que ainda não tem qualquer explicação para as suas causas.

“Cerca de 40 aeronaves sobrevoaram a zona de Mirandela e por necessidade de reabastecimento, esta aeronave contactou via rádio o aeródromo de Mirandela” explica o presidente da direcção do aeroclube de Mirandela, acrescentando que “foram-lhe dadas as indicações necessárias para efectuar a aterragem e decorreu tudo normalmente”.


“Cerca das 11H35 a aeronave ía descolar quando se deu este acidente” refere Francisco Batista. “Ía com cerca de 300 pés de altitude começou a girar para a direita com a asa em baixo até bater no solo, sem sabermos o que terá provocado isto, se foi o próprio piloto ou falha mecânica” salienta.

Francisco Batista revela que o funcionário de serviço accionou de imediato o plano de contingência para este tipo de ocorrências e prestou o auxílio à vítima do acidente até à chegada do INEM e dos bombeiros.


“Quando o funcionário chegou lá já o piloto estava a sair de gatas” acrescenta.

O piloto espanhol foi transportado para a unidade hospitalar de Mirandela, apresentando várias escoriações e está a ser submetido a diversos exames complementares de diagnóstico por suspeita de fracturas ao nível da coluna.


O vento que se fazia sentir na altura poderá ter estado na origem deste acidente, mas as causas vão agora ser investigadas por uma equipa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves.


Ainda assim, segundo fonte da GNR, a aeronave está operar de forma legal.


Escrito por CIR

Sem comentários: