quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rui Pereira garante investimento na renovação de viaturas dos bombeiros


O ministro da Administração Interna homenageou, esta quarta-feira à noite, os bombeiros mortos no combate aos incêndios este ano e garantiu que o Governo vai apoiar a renovação de viaturas para as corporações.

No 80º aniversário da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se celebrou esta quarta-feira em Cascais, Rui Pereira lembrou Cristiana Josefa, João Pombo e Carlos Santos, três bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais, recordando-os como «heróis e mártires, testemunhas de que o lema “vida por vida” vale mesmo».

«Vamos fazer mais ao nível da formação, no domínio do equipamento, porque no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN] queremos melhorar e renovar, e melhoramentos nos decretos-lei» que regulam a actividade dos bombeiros, disse Rui Pereira aos jornalistas. O ministro adiantou que tem tido reuniões com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional para que se abram candidaturas para a aquisição de novas viaturas, afirmando que «não faz sentido» que o dinheiro europeu do QREN «não seja aproveitado».


Questionado sobre a maneira como as autoridades têm lidado com os suspeitos de fogo posto, o governante disse que as forças policiais têm feito um «trabalho notável», no caso da PSP e GNR nos crimes negligentes e no caso da Judiciária nos crimes dolosos de incêndio florestal. Em 2010 tem sido «tudo mais difícil» do que nos três anos anteriores, mas Rui Pereira destacou que por cada bombeiro que cai se torna «mais evidente a determinação dos outros em continuar o combate» às chamas.
fonte: TSF

Sem comentários: