terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vinhais: Incêndio em Gestosa de dificil resolução

Três incêndios deflagraram esta tarde no Parque Natural de Montesinho, na localidade de Gestosa, Vinhais. Os incêndios foram detectados pelas 14h34m, altura em que as temperaturas altas, humidades baixas e com ajuda do vento forte propiciam á rapida progressão dos incêndios. Outro factor que dificulta a detecção dos incêndios está a ser a espessa e densa fumo que ocupa o ar a baixa altitude, fazendo com que a visibilidade seja reduzida a não mais que 5 km em linha recta.
Os incêndios foram atacados com prontidão por parte dos Bombeiros de Vinhais e dos Sapadores Florestais de Vinhais. Também foi utilizado no ataque inicial um helibombardeiro Ligeiro, do CMA da Nogueira, com Brigada GIPS.
Dos três focos de incêndio, um já se encontra dominado e em rescaldo. Os outros dois focos de incêndio estão a ser combatidos estrategicamente e apoiados com um helicoptero em missao de ataque ampliado, mas a morfologia do terreno e condiçoes climatericas não possibilitam o dominio imediato das frentes do incêndio. No local, mais de 40 bombeiros e 10 viaturas e um HEBL fazem todos os esforços para dominar o incêndio.

Sem comentários: